
No Regional do Sudeste do Pará, lactário auxilia na nutrição e recuperação de bebês
02/03/2023
A unidade hospitalar produz mensalmente mais de 3,5 mil mamadeiras para alimentação de crianças e bebês prematuros
No Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, o lactário é um importante aliado na nutrição e recuperação de crianças e bebês prematuros, internados nas clínicas e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e neonatal.
Na unidade pública de saúde que pertence ao Governo do Pará, o espaço é destinado ao preparo e distribuição de fórmulas lácteas infantis, módulos de proteína e fibras, dietas enterais e suplementos, utilizados para a nutrição adequada dos pacientes.
Coordenado pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND), o local segue rigorosas técnicas de controle higiênico-sanitário e microbiológico, com funcionamento 24 horas por dia. Com uma equipe qualificada, produz mensalmente cerca de 3,5 mil mamadeiras, de 30 a 240 ml cada, que são usadas por via oral e por sonda para os usuários internados no hospital gerenciado pela Pró-Saúde.

O lactário é fundamental para garantir uma alimentação adequada aos pequenos pacientes
Há 18 dias, Gleicilene Alves Moura acompanha o filho Alan Ravi Alves Félix, internado na UTI neonatal. O prematuro chegou na unidade no dia 12 de fevereiro pesando 710 gramas. Com os cuidados da equipe assistencial, e atenção especial à nutrição, o pequeno já está pesando quase 2 quilos.
“Não consegui amamentar meu filho. Ele estava muito pequeno e com baixo peso, por isso, se alimentou por meio de sonda com fórmulas infantis disponibilizados pelo lactário”, explica a mãe. “Agradeço muito o empenho de toda equipe assistencial do hospital em cuidar do meu filho. Hoje ele está se recuperando bem, e em breve teremos alto se Deus quiser”, complementa.
Texto: Ederson Oliveira/HRSP
Fotos: Divulgação