Novo Pronto Socorro da Augusto Montenegro vai ampliar assistência à saúde

Novo Pronto Socorro da Augusto Montenegro vai ampliar assistência à saúde

27/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

Serão ofertados serviços de urgência e emergência, desafogando o fluxo em outras unidades de pronto socorros

A nova unidade hospitalar, localizada na Rodovia Augusto Montenegro, está sendo construída pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP), para desafogar o fluxo de atendimento em outras unidades e aumentar a assistência à saúde pública dos paraenses.

O novo Pronto Socorro da Augusto Montenegro recebeu o nome de “Doutor Roberto Hesketh Cavalleiro de Macedo” e está sendo construído no km 9 da rodovia em uma área de de cerca de 40 mil metros quadrados em diferentes níveis: térreo, pavimento superior, subsolo e estacionamento.

Com um recurso de mais de R$145 milhões, oriundo do Tesouro Estadual, a unidade vai atender a região do entorno dos bairros do Bengui, Mangueirão, Tapanã e adjacentes, além dos Distritos de Icoaraci e Outeiro.

“A construção deste Pronto Socorro vem de encontro a necessidade de atender a população de maneira eficaz e com conforto e segurança, proporcionando uma estrutura moderna e funcional em um dos corredores principais da cidade. Além disso, este equipamento vai desafogar o fluxo de atendimento em outras unidades”, disse o secretário Ruy Cabral.

O objetivo é desafogar o fluxo de atendimento em outras unidades de urgência e emrgência

Com as obras em mais de 80%, estão sendo executados serviços de montagem das peças do sistema de climatização e exaustão e montagem da estrutura de suspensão (tirantes) da tubulação do sistema hidráulico no térreo, no 1º pavimento está sendo feita a montagem da estrutura metálica do pergolado e dos painéis drywall, além do assentamento de pastilha cerâmica na cobertura e outros serviços no subsolo.

Quando for entregue à população serão disponibilizados serviços de urgência e emergência com 110 leitos disponíveis, beneficiando mais de um milhão de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com cobertura ambulatorial, apoio ao diagnóstico, terapia e serviços de internação de modo a descentralizar o atendimento dos demais prontos-socorros da capital.

Texto: Lilian Guedes/Sedop

Fotos: PAula Lourinho/Sedop