Novo tomógrafo em funcionamento no Hospital Regional do Baixo Tocantins, em Abaetetuba, amplia serviços

27/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

O novo equipamento tem capacidade de realizar mais de 1.000 exames por mês

Neste sábado (28), o governador do Pará, Helder Barbalho, fará a entrega oficial do novo aparelho de tomografia computadorizada ao Hospital Regional do Baixo Tocantins – Santa Rosa, em Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins. Com capacidade de realizar mais de 1.000 exames por mês, a aquisição do novo equipamento faz parte da política de Estado para modernização dos equipamentos públicos em saúde, no sentido de melhorar diagnósticos com resultados mais precisos.

O tomógrafo é o aparelho utilizado no exame de tomografia computadorizada, um procedimento não invasivo de diagnóstico por imagem que combina o uso de raio-x com computadores especialmente adaptados. É utilizado para criar imagens detalhadas dos mais variados tecidos do corpo humano.

O investimento do Estado foi da ordem de R$ 2 milhões, incluindo despesas com obra, equipamentos, mobiliários e tecnologia empregada. A iniciativa vai beneficiar, além de Abaetetuba, a população de outros 08 municípios da região do Baixo Tocantins, como Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju e Oeiras do Pará.

Recebido pela Unidade em julho, o equipamento já foi instalado e a equipe de funcionários passou por treinamento e capacitação para operá-lo.

O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, informa que o novo aparelho vai garantir à população do Baixo Tocantins a melhor tecnologia e o diagnóstico mais preciso e com menor tempo de entrega.

Robson Roberto Rosa, diretor regional do Instituto Diretrizes, organização social responsável pela gestão do hospital, explica que o aparelho estará à disposição por 24 horas, atendendo as demandas de emergência em traumatologia, bem como os procedimentos diários realizados em pacientes encaminhados pelo Sistema Estadual de Regulação (SER).

Ampliação  – Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Regional do Baixo Tocantins – Santa Rosa oferece atendimento ambulatorial com clínica médica, pediatria, cardiologia, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, clínica geral e exames de raio-x, mamografia e exames laboratoriais, além de obstetrícia, no regime porta aberta, durante 24 horas. A Unidade conta com leitos UTI de adultos e de UTI Neonatal.

São oferecidas mensalmente 1,8 mil consultas médicas, 500 consultas com outros profissionais de saúde, 2,8 mil atendimentos obstétricos de urgência; 370 internações hospitalares e cerca de 13,5 mil procedimentos diagnósticos. Todos os serviços são regulados pela Central Estadual de Regulação.

Desde o dia 10 de maio, o hospital tem oferecido atendimento portas abertas para casos de baixa e média complexidade em ortopedia, sendo referência para os 09 municípios abrangidos pela região de Saúde do Baixo Tocantins. Pelo serviço, em média, 100 atendimentos e 55 consultas tem sido feitas por mês.

O paciente que precisar desse tipo de atendimento não necessitará de encaminhamento prévio pelo sistema de regulação do Estado. Na unidade, o serviço tem sido voltado apenas para os casos de média e baixa complexidade, sendo os mais graves, como grandes traumas, perda da consciência, fortes baques na cabeça ou suspeita de fratura para a coluna, encaminhados ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua.

Texto: Mozart Lira/Sespa
Foto: Marco Santos/Ag. Pará