Novo tomógrafo entra em funcionamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas
08/08/2024O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), investiu mais de R$ 2 milhões em um novo tomógrafo para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) em Santarém, no oeste do Pará. O aparelho entrou em funcionamento no final do mês de julho, à disposição dos pacientes.
O equipamento de tecnologia alemã com 128 canais, produz imagens de altíssima resolução espacial aliadas a tecnologias de baixíssimas doses de radiação, capazes de reduzir até 60% da dose comparado a outros. Essa característica é fundamental para garantir a segurança dos pacientes.
Equipado com inteligência artificial, o tomógrafo aumenta a padronização e a segurança dos exames. O tubo de raios X de alta potência permite a realização de diversas modalidades de exames. Isso significa que é possível capturar imagens de estruturas em movimento em um mesmo momento estático, reduzindo o tempo de exposição para aquisição das imagens.
A nova tecnologia traz inúmeros benefícios para a população de Santarém, especialmente para pacientes em acompanhamento oncológico. “A precisão e a rapidez no diagnóstico proporcionadas por esse equipamento avançado melhoram significativamente a linha de cuidado do paciente, influenciando diretamente na eficácia dos tratamentos”, destaca Cássia Souza, coordenadora do Setor de Radiologia do Hospital.
De acordo com o hospital, a incorporação deste aparelho de última geração eleva o padrão de diagnóstico por imagem e garante a expansão dos serviços de alta complexidade oferecidos à comunidade, através do Sistema Único de Saúde (SUS) para uma unidade que realiza em mais de 800 exames por mês.
“Com esta aquisição, reafirmamos nosso compromisso com a excelência no atendimento e o cuidado com a saúde da nossa comunidade, trazendo avanços tecnológicos que impactam positivamente a vida de nossos pacientes”, conclui Matheus Coutinho, diretor geral do HRBA.
Serviço: O Hospital Regional do Baixo Amazonas atende a demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao governo do Estado, sob administração do Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto: Weldon Luciano/HRBA
Foto: Divulgação