Oficina na Sespa orienta sobre implantação de ESFR e UBSF

13/11/2023 Off Por Mozart Lira

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), realiza durante dois dias a oficina de implantação de Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas e Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF).

Realizada no auditório da Sespa, a atividade está reunindo aproximadamente 100 pessoas, dentre secretários municipais de saúde e técnicos dos municípios de Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure.

As Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas (eSFR) desempenham a maior parte de suas funções em Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas em comunidades pertencentes a áreas em que estão acrescentadas, cujo acesso é por rio.

Já as Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF) são embarcações que comportam Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF), providas com a ambiência, mobiliário e equipamentos necessários para atender à população ribeirinha da Amazônia Legal. Elas buscam responder às especificidades dessas regiões, garantindo o cuidado às suas populações como previsto na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

A solenidade de início da capacitação foi feita pela secretária de Saúde do Estado, Ivete Vaz, em mesa composta também pelo secretário adjunto de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz; pelo superintendente do Ministério da Saúde no Pará, Delcimar Viana; pelo assessor técnico do MS, Cesóstenes Costa, e a diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde (DPAIS), Laena Reis.

“Espero que todos aqui façam bom proveito do conteúdo que será compartilhado na oficina e que conheçam os programas e acessem os recursos, de forma a ampliar a discussão sobre a resolutividade da AB com foco no PMAQ, nas Equipes Ribeirinhas e Fluviais”, disse a titular da Sespa, Ivete Vaz.

A atividade começou nesta segunda-feira, 13, no auditório da sede da Sespa, em Belém, e prossegue nesta terça-feira, em horário comercial.