
Pacientes do Hospital Regional do Baixo Amazonas mudam o visual com corte de cabelo
29/07/2025
Foto Ascom HRBA
Jerlan Viana, 32 anos, sempre foi muito ligado na aparência e cuida bastante dos cabelos. Ele faz tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna, em Santarém, oeste do Pará, desde 2020 e ficou surpreso ao saber que poderia dar um trato no visual dentro da unidade.
E a mudança foi aprovada pelo paciente, que é morador da comunidade Cipoal, em Santarém. “Eu não estava esperando isso hoje. A gente aguarda a alta, não um corte de cabelo. Mas gostei muito, aproveite para cortar. Ficou profissional demais. Agradeço a todos”.
Pacientes e acompanhantes atendidos no setor de acolhimento do HRBA ganharam a oportunidade de cortar os cabelos. A ação foi realizada pelo setor psicossocial em parceria com a humanização do hospital e contou com a participação de dois barbeiros voluntários.
O grande objetivo foi trabalhar a autoestima dos usuários da unidade durante o período de tratamento. “A queixa principal masculina é o cabelo e a barba, para aqueles que ficam muito tempo internados, e a gente conseguiu articular com os meninos esse momento. Aumentar a autoestima, deixá-los um pouquinho mais contentes, trazendo um pouquinho de carinho e afeto para que eles possam enfrentar essa jornada de tratamento, que muitas vezes não é fácil”, explicou a psicóloga Izabelle Porto.
Um dos responsáveis em fazer barba, cabelo e bigode dos pacientes foi Edinei Pinheiro, que é barbeiro há 15 anos em Santarém. Ele afirmou que a experiência foi muito positiva e ficou feliz em poder contribuir com a recuperação desses usuários.
“A gente conversa bastante durante o corte e conseguimos passar essa esperança para eles. Com certeza, eles saem bem mais motivados, principalmente com o cabelo renovado”, destacou.
Humanização – O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios do oeste paraense e desenvolve uma série de ações humanizadas para pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade.
Uma ação simples, como o corte de cabelo, pode mudar o dia de um paciente e ajudar no tratamento dele. “A gente vê a diferença de como eles entraram e como saíram depois do corte, com o ânimo muito diferente. A gente dá essa importância, esse olhar mais humanizado para eles, para a dor deles, que é muito importante também”, ressaltou a psicóloga.
“Queremos que nossos usuários se sintam bem cuidados e isso passa também pelo trato com a aparência deles, com a beleza. Trouxemos profissionais capacitados para mudar o visual dos pacientes, para fazer com que eles sintam mais felizes e motivados para enfrentar o tratamento e a recuperação da saúde. A forma que você se vê no espelho faz muita diferença e esse momento foi, com certeza, muito importante para todos eles”, concluiu o diretor-geral do hospital, Matheus Coutinho.
Serviço: O Hospital Regional do Baixo Amazonas oferece serviços totalmente referenciados, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.
Texto: Gustavo Campos / Ascom HRBA