Pacientes oncológicos do Hospital do Baixo Amazonas ganham corte de cabelo

14/04/2023 Off Por Roberta Vilanova

Voluntários realizaram ação em clínica oncológica da unidade

“Para nós, mulheres, é muito importante melhorar a autoestima. Temos a nossa vaidade e passamos um bom tempo aqui, sem cuidar da beleza. Fomos tratadas com muito carinho. Eu me senti valorizada como pessoa, como mulher. Fiquei lisonjeada e gostei muito do resultado, do novo visual”, sorriu Rosana Moura, após o corte de cabelo que a fez se sentir mais bonita e levantou o astral da professora.

Ela e outros pacientes em tratamento na clínica oncológica do Hospital Regional Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, receberam na terça-feira (11) profissionais da beleza para cortar os cabelos.

A dona Conceição Paiva também aproveitou a oportunidade e fez questão de deixar os cabelos do jeito que ela queria. “Eu disse que queria um chanelzinho para ficar bem charmosa. Ele cortou e eu me senti muito mais jovem, parece que rejuvenesci uns 20 anos. Isso nos valoriza muito. Agradeço de coração a toda equipe que trouxe esses profissionais aqui. Eu amei”, comemorou.

Pacientes ficaram felizes com seus novos visuais

A ação foi uma iniciativa do setor de humanização da unidade e contou com a participação de dois voluntários, que fazem parte de uma barbearia da cidade. Carlos Moura, que é o proprietário do empreendimento, é cabeleireiro e barbeiro desde 1996 e já é parceiro do HRBA neste tipo de ação. Ele contou que se sente muito feliz em poder levar alegria aos pacientes em tratamento do câncer através da sua profissão.

“Eu deixo a barbearia funcionando com meus colaboradores e venho até essas pessoas, levantar a autoestima delas. É muito gratificante saber que o que eu faço pode trazer esperança, amor, uma boa conversa, e que pode ajuda-las no tratamento”, afirmou.

Já o barbeiro Erlian Corrêa veio pela primeira vez ao Regional para esta ação. “Fiquei muito satisfeito por poder levar um sorriso para essas pessoas. Isso, com certeza, deixa o nosso coração muito feliz”, destacou.

O grande objetivo da atividade é trabalhar a autoestima dos usuários. O HRBA é referência em oncologia para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios da região oeste do Pará e muitos pacientes passam bastante tempo internados na unidade, durante o tratamento do câncer.

E uma ação aparentemente simples, como o corte de cabelo, pode trazer muitos benefícios para a recuperação deles. “Trabalhar a autoestima dos nossos pacientes é fundamental para o tratamento. Não visamos somente o cuidado físico, mas também o psicólogo, e percebemos em seus semblantes e mudanças de comportamento, no ato de sorrir, de verbalizar o desejo de se olhar no espelho. Atividades assim são imprescindíveis para a recuperação dos nossos pacientes, obtendo resultados mais rápidos e efetivos”, ressaltou a enfermeira Simone Reis, coordenadora das unidades de internação.

Ação eleva autoestima dos usuárioa do HRBA

“O atendimento humanizado visa sempre o bem-estar do paciente como foco principal de todo o trabalho. Queremos que nossos usuários se sintam bem cuidados e isso passa também pelo cuidado com a aparência deles, com a beleza. Trazer profissionais capacitados para mudar o visual dos usuários internados na clínica oncológica faz com que eles se sintam valorizados e mais felizes para enfrentar o tratamento e reestabelecerem a saúde o mais rápido possível”, destacou o diretor-geral do hospital, Éder Lúcio de Souza.

SERVIÇO: O HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém, município que fica cerca de 700 km de distância de Belém, capital do Pará.

Texto: Ascom/HRBA