“Pit Stop da Cirurgia Segura” reduz riscos cirúrgicos de usuários no Regional dos Caetés

25/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Equipe assistencial durante a realização do Pit Stop da Cirurgia Segura, no Hospital Regional Público dos Caetés

O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, implantou em seu Centro Cirúrgico o “Pit Stop da Cirurgia Segura” com o objetivo de aprimorar a atuação da equipe multidisciplinar na admissão do paciente no Centro Cirúrgico para a realização de procedimentos, reduzindo riscos cirúrgicos, assegurando mais qualidade ao processo.

O projeto é desenvolvido de forma sistemática, humanizada e lúdica ao conferir todos os itens de preparo cirúrgico. A enfermeira Suzanne Carvalho, coordenadora do Centro Cirúrgico (CC) e Central de Material e Esterilização (CME), lembra que o hospital possui a Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP), que proporciona maior segurança em todo o processo, desde a admissão do paciente para cirurgia, preparo, encaminhamento ao Centro Cirúrgico, cuidados no transoperatório, bem como no pós-operatório e, o “Pit Stop”, vem reforçar os controles antes do paciente entrar efetivamente no espaço.

Membros do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) que participaram da capacitação

A ambientação da entrada do local ganhou figuras que foram colocadas nas paredes, inspiradas nas paradas técnicas de corridas de Fórmula 1, para simular quando o carro de corrida para no boxe para verificação.

“Muitos hospitais pelo Brasil já adotaram a ideia, para fazer de forma lúdica e humanizada, o checklist de todos os itens de preparo cirúrgico, por meio da aplicação do SAEP. Dessa forma, promovemos maior segurança e redução de erros no momento da admissão do paciente, antes de entrar na sala de cirurgia, que eleva os padrões de qualidade e segurança, até o momento da alta hospitalar”, explicou a enfermeira.

A profissional detalha ainda que no momento da admissão do usuário no Centro Cirúrgico, o enfermeiro ou técnico de enfermagem checam os itens que foram expostos na parede como lembretes: SAEP, Termos de Consentimento Cirúrgico, Anestésico e de consentimento livre e esclarecido, nome do usuário, pulseira de identificação, retirada de adornos, jejum, prontuário e exames, local da cirurgia demarcado, checklist de cirurgia segura e procedimento a qual será realizado.

Paciente Francisco Nunes ressalta satisfação durante atendimento

Procedimentos realizados que agradaram o usuário Francisco Nunes da Silva, 50 anos, que foi encaminhado para internação no HRPC, via Regulação Estadual, ao sofrer uma queda que fraturou sua perna esquerda, e passou por cirurgia.

“Seu eu classificar de zero a 10 o atendimento do hospital, vou dar nota máxima. Foi tudo bem com a cirurgia, medicação que preciso e hora certa. Até a alimentação muito boa. Os profissionais são ótimos e sempre disponíveis”, destacou o gari que residente na cidade de Igarapé-Açu, distante cerca de 60Km de Capanema

Gerente assistencial Samara Lima

A enfermeira e gerente assistencial do Regional dos Caetés, Samara Lima, destacou que “o ‘Pit Stop’ é o momento também para confirmação do paciente, da cirurgia a ser realizada, jejum, dentre outras informações. Caso haja alguma inconformidade, deverá, obrigatoriamente, ser corrigida para posteriormente dar seguimento ao pit stop e entrada do paciente no Centro Cirúrgico”. Ela disse ainda que algumas situações já foram identificadas durante o “Pit Stop” e, após a correção, o paciente foi admitido e teve seu procedimento cirúrgico realizado, sem intercorrências.

O HRPC oferece assistência nas especialidades de Ortopedia/Traumatologia, Neurocirurgia, Cirurgia Geral e Terapia Intensiva. Os usuários atendidos são procedentes dos municípios vinculados ao 4°Centro Regional de Saúde (4°CRS). Neste ano de 2022, somados os meses de janeiro e fevereiro, já foram realizadas 539 cirurgias.

Serviço: O HRPC é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade hospitalar atende usuários 100% Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade fica na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.

Texto: Marcelo Zeno/HRPC