Poli Lago de Tucuruí destaca a importância do cuidado com a saúde auditiva de crianças com TEA

Poli Lago de Tucuruí destaca a importância do cuidado com a saúde auditiva de crianças com TEA

03/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Diagnóstico deve ser feito precocemente, devendo buscar sempre a ajuda de especialistas e exames

Um dos sentidos humanos mais importantes para o desenvolvimento das interações sociais é a audição. Na infância, é natural que as crianças não consigam expressar com muita clareza o que estão sentindo e o diagnóstico precoce de surdez pode reduzir a progressão e/ou o agravamento da deficiência auditiva.

A fonoaudióloga do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (NATEA), da Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, Amanda Azevedo, destaca, no Dia Mundial da Audição, nesta sexta-feira (3), os sinais que devem ser observados em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Sinais e alertas – A profissional explica que mesmo ainda não existindo estudos da relação entre TEA e a surdez, toda criança necessita realizar avaliações auditivas conforme a idade cronológica e compreensão, para definir o rastreamento.

“O diagnóstico de surdez associado ao TEA necessita ser mais detalhado, principalmente em crianças pequenas, pois algumas características são similares, como: não atender quando chamadas pelo nome e dificuldades na comunicação verbal e não verbal, e observar que um dos sinais de alerta é a ausência de resposta diante do ambiente sonoro”, observou.

Amanda ainda explica que crianças com TEA e surdez tendem a apresentar maiores dificuldades no desenvolvimento infantil, sendo necessário o acompanhamento de um otorrinolaringologista e fonoaudiólogo para indicação de aparelho auditivo conforme com a particularidade de cada criança e resultados avaliativos. “Vale ressaltar que o diagnóstico deve ser feito o mais precoce possível, devendo buscar sempre a ajuda de especialistas e exames”, enfatiza.

Exames – O BERA (Exame do Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico) e a audiometria comportamental e tonal são os exames mais indicados.

Já em relação ao tratamento, envolve a reabilitação com o fonoaudiólogo para as principais demandas auditivas e verbais, além da participação da equipe multiprofissional, promovendo a qualidade de vida dessa criança.

Mensalmente, 50 atendimentos são disponibilizados pela Poli Lago de Tucuruí

Prevenção – O Dia Mundial da Audição é lembrado a cada ano no dia 3 de março. Essa data tem como objetivo conscientizar  as pessoas sobre como prevenir surdez e a deficiência auditiva, como também promover os cuidados com o ouvido e audição, no mundo inteiro.

“Essas ações de caráter preventivo, por meio da informação, são essenciais para o esclarecimento dos nossos usuários e da população. O conhecimento pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas”, frisou a diretora executiva da Poli Lago de Tucuruí, Louhanna Silva.

Perfil – Mensalmente, 50 atendimentos são disponibilizados pela Poli Lago de Tucuruí, por meio do NATEA. Além desse atendimento especializado, a Poli mantém infraestrutura para realizar até 9 mil atendimentos por mês, em 36 especialidades médicas e não médicas.

Serviço: A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade totalmente pública, com todos os atendimentos sem nenhum custo aos usuários. Está localizada na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica. A Poli é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Sespa.

Texto: Ascom/ Policlínica Lago de Tucuruí 

Fotos: Divulgação