Policlínica do Lago orientam os usuários sobre os cuidados da saúde renal

Policlínica do Lago orientam os usuários sobre os cuidados da saúde renal

23/03/2024 Off Por Roberta Vilanova

Ação foi alusiva ao Dia Mundial do Rim comemorado, este ano, no dia 14 de março

A possibilidade de acesso universal e gratuito aos serviços e as informações sobre saúde, é fundamental para a promoção da qualidade de vida da sociedade. Referência para a população de sete municípios da Região de Integração Lago de Tucuruí – Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí, a Policlínica do Lago conta com um atendimento especializado em nefrologia, que faz o acompanhamento completo dos pacientes com doenças renais.

Na última sexta-feira, 22, os profissionais da unidade encerram uma programação especial, alusiva ao Dia Mundial do Rim, celebrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março, desde o ano de 2006. “Uma série de palestras, dinâmicas e orientações foram feitas aos profissionais e usuários da unidade, como objetivo alertar e promover a conscientização sobre as doenças renais e a importância de sua prevenção, diagnóstico precoce e tratamento especializado e adequado”, explicou Maria Cristina, gerente assistencial da Poli Lago de Tucuruí.

Uma série de palestras, dinâmicas e orientações foram feitas aos profissionais e usuários da unidade

Orientações – A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde dos rins. Uma dieta equilibrada e saudável pode ajudar a prevenir doenças renais e a manter o bom funcionamento, é o que apontou a nutricionista Alynny Rayla. “Devemos evitar alimentos ultraprocessados e ricos em sal também, pois é essencial para manter a saúde dos rins. E claro, não podemos esquecer de ingerir água suficiente e praticar atividades físicas”, disse.

Já a psicóloga Jaqueline Rebelo destaca que os indivíduos mantêm uma forma única de pensar, de sentir, de se comportar. “Algumas ações podem não nos beneficiar quando o assunto é saúde. Neste sentido, a psicologia tem um papel essencial quando se trata de prevenção de doenças, já que o profissional se propõe a caminhar junto ao paciente, na busca do autoconhecimento. Um dos objetivos é motivar o paciente a investir em caminhos que promovam sua qualidade de vida”, ponderou.

Equipe de colaboradores envolvidos na programação

Experiência – A autônoma Rosangela Soares, 30 anos, acompanha sua mãe durante a hemodiálise. Ela considerou fundamental a iniciativa. “Ficou um alerta. No meu caso, eu já sabia que os diabéticos e hipertensos têm maior risco de ter problemas renais, pois já participei de outras reuniões aqui com a equipe multiprofissional”, comentou. “Inclusive eu não conhecia o exame de creatinina. Não sabia o nome, não sabia que era tão simples e tão acessível para realizar”, acrescentou.

Já a enfermeira da Qualidade, Juliana Souza, que também participou das palestras, parabenizou a programação. “Acredito na grande conquista do município com a chegada dos serviços de hemodiálise. Ações como essas, reforçam cuidados essenciais para não se tornar um paciente renal, ficou evidente que a prevenção através de exames de rotinas, atividades físicas, hábitos mais saudáveis, manutenção e preservação da saúde mental, são fatores fortes que mitigam possibilidades de adoecimento, portanto, a prevenção sempre será nosso maior objetivo quanto instituição de saúde”, ratificou.

Serviço – A Poli Lago de Tucuruí oferta exames gratuitos de glicemia, aferição de pressão arterial e medição do índice de massa corporal aos usuários e colaboradores da unidade. “O objetivo da campanha é alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença renal e oferecer cuidados preventivos com foco na equidade no acesso ao tratamento”, destacou Lucelia Cristina, enfermeira da hemodiálise.

A unidade é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade pública, situada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí.

Para ter acesso aos serviços da Policlínica é necessário que o usuário passe pelo sistema de regulação, após atendimento e avaliação inicial na Atenção Primária, como postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Isso garante uma distribuição equitativa dos serviços.

Texto: Ascom/Policlínica Lago de Tucuruí

Fotos: Divulgação