Policlínica Itinerante atenderá população de São Francisco do Pará nesta terça-feira (08)

07/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

População tem acesso à testagem e consultas na Poli Itinerante

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), oferece nesta terça-feira (08) atendimento médico à população de São Francisco do Pará, município do nordeste paraense. A ação integra o Projeto Policlínica Itinerante, que tem como objetivo disponibilizar consultas médicas e testagem para novo coronavírus às pessoas com sintomas leves e moderados de Covid-19 ou com síndromes gripais.

Os atendimentos com profissionais de saúde especializados serão na Escola Estadual Professora Maria da Conceição Gomes de Souza, localizada na PA-320, KM-19, lote 10, ao lado da Câmara Municipal. O serviço ficará disponível das 08 às 16 h, com número de senhas limitado.

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a Poli Itinerante é uma estratégia do Governo do Pará que descentraliza os atendimentos médicos. “Estamos indo a todas as regiões do Estado, com ações que levam à população atendimentos de saúde especializados. A Poli Itinerante vem somar com essa estratégia, atendendo a uma demanda significante, que é a população do nordeste paraense”, disse o secretário.

A testagem é fundamental para diagnóstico da Covid-19

Retomada – A Poli Itinerante foi retomada no dia 19 de janeiro de 2022, para ampliar o número de testagem no interior do Pará. Na ação, o usuário com sintomas leves e moderados faz o teste. Se der positivo, passa por consulta com médico e recebe a prescrição dos medicamentos. Quem testar negativo para Covid-19 também terá atendimento médico assegurado para tratar os sintomas gripais.

Mas para quem apresentar sintomas mais severos da doença, como falta de ar, a recomendação é se dirigir imediatamente às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos socorros municipais.

Liliam Gomes, diretora executiva da Policlínica Metropolitana, responsável por uma das frentes da ação, ressaltou que os atendimentos são de demanda espontânea, portanto não há necessidade de encaminhamento. “Com a ação, estamos somando esforços juntos aos municípios para garantir à população cuidados neste momento da pandemia e do surto gripal. Orientamos também à população a importância de se cuidar: usar a máscara corretamente, cobrindo boca e nariz, evitando aglomerações, e o principal, se vacinando e incentivando a vacinação”, frisou.

O serviço conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e o apoio administrativo. A Poli Itinerante integra as ações do governo no combate à pandemia, que inclui ainda a intensificação da vacinação completa, a testagem em massa e a exigência da comprovação vacinal.

Serviço: Serviços da Policlínica Itinerante na Escola Estadual Professora Maria da Conceição Gomes de Souza, na Rodovia PA-320, KM-19, lote 10, ao lado da Câmara Municipal de São Francisco do Pará. O serviço ficará disponível das 08 às 16 h, com número de senhas limitado.

Texto: Roberta Paraense/Policlínica