Policlínica Lago de Tucuruí reforça importância do acolhimento e da escuta ativa

Policlínica Lago de Tucuruí reforça importância do acolhimento e da escuta ativa

10/09/2025 Off Por ASCOM

A prevenção ao suicídio começa com atenção e escuta. Durante o Setembro Amarelo, a Policlínica Lago de Tucuruí, unidade do Governo do Pará, reforça a importância do acolhimento e do cuidado multiprofissional para quem enfrenta sofrimento emocional.

“Os sinais de alerta mais comuns aparecem no jeito de falar e de se comportar. Muitas vezes, a pessoa comenta que não vê mais sentido na vida, que se sente um peso ou até fala em morrer. Também pode se isolar, parar de fazer coisas que gostava, ficar mais irritada ou triste do que o normal, começar a beber ou usar drogas em excesso, ou até descuidar de si mesma”, explica Jordana da Silva Ferreira, psicóloga da unidade que é gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA).

Outro ponto de atenção é quando ela começa a se despedir, doar pertences ou procurar formas de se machucar. “Situações de perdas recentes, doenças crônicas ou tentativas anteriores também aumentam o risco. É a combinação desses sinais que deve acender o alerta, porque é quando a pessoa mais precisa de escuta e de ajuda profissional”, destaca a especialista.

Acolhimento desde o primeiro contato

A Policlínica busca oferecer um espaço de cuidado já na chegada do paciente. “Para os casos estáveis, o paciente pode ser encaminhado ao atendimento psicoterapêutico, que ajuda a lidar melhor com as dificuldades do dia a dia e a fortalecer os recursos emocionais. Já quando a situação exige mais atenção, dependendo da gravidade, é feito o encaminhamento para serviços especializados, garantindo que a pessoa receba o suporte adequado para sua necessidade,” disse Jordana.

Atendimentos

A unidade realiza 32 atendimentos semanais em psicologia, distribuídos entre terças, quartas e quintas-feiras. Para Jordana, a escuta ativa é uma ferramenta essencial. “Ela dá ao paciente a chance de se sentir ouvido de verdade, acolhido e respeitado em sua dor, o que já reduz muito a sensação de solidão e desamparo”, observa.

Esse cuidado é ampliado pelo trabalho multiprofissional. “O sofrimento emocional costuma envolver diferentes dimensões da vida: enquanto o psicólogo oferece suporte emocional, o médico avalia condições clínicas, o enfermeiro acompanha sinais de alerta, e o assistente social pode ajudar em questões práticas e de apoio familiar. Essa integração faz com que o cuidado seja mais completo e efetivo, aumentando as chances de recuperação e bem-estar.”

Fluxo

Nos casos de sofrimento psicológico grave, há um fluxo específico de atendimento. “O encaminhamento é feito para a UPA, onde o paciente recebe estabilização clínica ou é direcionado para outros serviços que possam oferecer suporte adequado”, reforça Jordana.

A Policlínica garante o atendimento ambulatorial, voltado a situações estáveis. Em urgências, a recomendação é procurar imediatamente a UPA. “A escuta ativa pode prevenir situações de risco porque permite que a pessoa fale sobre o que sente sem julgamentos, o que muitas vezes já alivia a angústia e evita que o sofrimento se intensifique em silêncio. Quando alguém percebe que é levado a sério e que sua dor importa, sente-se mais seguro para pedir ajuda e menos sozinho diante das dificuldades. Além disso, a escuta atenta ajuda a identificar sinais de alerta cedo, possibilitando intervenções rápidas”, conclui a psicóloga.

Compromisso

O Setembro Amarelo é um convite para ampliar o diálogo e combater o estigma em torno da saúde mental. “Na Policlínica Lago de Tucuruí, a prevenção acontece com escuta, acolhimento e integração de saberes, lembrando que cada gesto pode ser fundamental para salvar vidas”, destaca a diretora executiva da unidade, Léia Sandim.

Acesso – Para ter acesso aos serviços da Policlínica, é necessário que o usuário passe pelo sistema de regulação, após atendimento e avaliação inicial na atenção primária de saúde, como postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Serviço: A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade totalmente pública, com todos os atendimentos sem nenhum custo aos usuários, ela funciona na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica.

Texto de Roberta Paraense