‘Portas Abertas de Ortopedia’ chega a 55 mil atendimentos e 23 mil cirurgias realizadas

13/04/2023 Off Por Roberta Vilanova

Implementado no ano de 2021, o programa “Portas Abertas de Ortopedia”, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) tem como objetivo desburocratizar o atendimento a vítimas de acidentes e fraturas em diferentes regiões do Pará. São seis hospitais da rede estadual que realizaram mais de 55 mil atendimentos, incluindo mais de 23 mil cirurgias feitas.

O programa funciona recebendo pacientes por demanda espontânea, encaminhados de unidades básicas de saúde ou via ambulância, contando com equipes de traumatologia 24 horas disponíveis nos seguintes hospitais: Hospital Divina Providência, em Marituba; no Hospital Regional de Conceição do Araguaia, no Hospital Santa Rosa, em Abaetetuba; no Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba; no Hospital Regional Público dos Caetés, em Capanema; e no Hospital Geral de Ipixuna do Pará.

Todas as seis unidades estão aptas a realizar cirurgias de baixa e média complexidade, além do Hospital Regional do Tapajós, que também atende casos de alta complexidade. Nos casos de unidades que não atendem alta complexidade, os pacientes são encaminhados para hospitais de referência, como o Hospital Metropolitano, em Ananindeua e o Hospital Regional de Redenção.

São consideradas fraturas de baixa e média complexidade as mais simples, que atingem mão, punho, antebraço, clavícula, tíbia, fíbula e pé. As fraturas de fêmur, quadril, bacia, grandes traumas, perda da consciência, fortes baques na cabeça ou suspeita de fratura para a coluna ou pacientes politraumatizados são casos de alta complexidade.

O secretário de Saúdes, Rômulo Rodovalho, enfatizou que os números do Programa, “são números expressivos, que demonstram a relevância da estratégia em seu objetivo de diminuir a demanda desse tipo de atendimento nos hospitais estaduais e nas unidades básicas de saúde, salvando muitas vidas com o atendimento emergencial prestado no programa”, declarou.

Já o secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde Sipriano Ferraz fez uma avaliação do histórico do programa: “Acredito ser um dos principais programas implementados na gestão. Iniciamos no meio da pandemia, momento em que alguns estados pararam de oferecer cirurgias. Com o bom trabalho realizado, o Pará implementou a rede de atendimento aos casos de Covid-19 e paralelamente conseguiu não diminuir o número de cirurgias de urgência e emergência. O que comprova a vontade do Governador Helder em combater filas e demandas reprimidas do estado, seja de casos de responsabilidade da rede estadual ou dando suporte ao que cabe ao poder municipal”, afirmou.

O secretário adjunto também falou sobre os próximos passos do Programa: “o ‘Portas Abertas’ terá como foco neste ano diminuir as filas de cirurgias ortopédicas eletivas, dando atendimento de qualidade para os pacientes que estão aguardando”, ressaltou.

Texto: Edilson Teixeira /Sespa