Programa Qualifica Saúde vai publicar editais para concessão de bolsas em 2023

Programa Qualifica Saúde vai publicar editais para concessão de bolsas em 2023

24/05/2023 Off Por Roberta Vilanova

As bolsas contemplam programas de residência médica em várias instituições, como a Santa Casa do Pará

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Universidade do Estado do Pará (Uepa) já estão organizando a publicação dos novos editais do Programa Estadual de Incentivo à Qualificação de Profissionais de Saúde (Qualifica Saúde) para o ano de 2023. O objetivo é contemplar residentes de diversas instituições de saúde pública com a concessão de bolsas, pelo período de um ano, e selecionar preceptores, que também receberão bolsas para desenvolvimento de atividade.

Após um ano e sete meses de criação, o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, faz uma avaliação positiva do “Qualifica Saúde”. “É uma iniciativa que incentiva e valoriza a formação de especialistas para a área de saúde. Com esse apoio, os residentes de medicina e de diversas outras áreas podem se dedicar com mais tranquilidade ao aprendizado da sua especialidade”, ressaltou.

O Programa também beneficia os preceptores, profissionais que acompanham de perto os residentes nos programas de residência oferecidos pela Uepa, Hospital Ophir Loyola (HOL), Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e Hospital e Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (HPSM-MP), Fundação Hemopa, Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e Secretaria Municipal de Saúde de Bragança. “Esses profissionais também precisam ser valorizados, pois são fundamentais para a formação dos futuros especialistas, já que acompanham de perto todas as atividades desenvolvidas durante no campo do ensino-serviço”, enfatizou o secretário.

Ampliação – No primeiro ano de funcionamento, o “Qualifica Saúde” garantiu bolsa de R$ 1.500,00 para 690 residentes, e de R$ 3 mil para 247 preceptores. Os programas de residência já ofereciam uma bolsa com recursos do Ministério da Saúde, mas apenas para residentes. O “Qualifica Saúde”, além de complementar o incentivo, ampliou o público atendido, abrangendo os orientadores dos residentes.

“O pagamento das bolsas complementares é uma iniciativa inovadora, que demonstra nosso compromisso com a ciência e a saúde pública do Pará. Os editais estão sendo finalizados, e logo serão publicados no Diário Oficial do Estado”, informou o titular da Sespa.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa

Fotos: Rodolfo Oliveira/Ag.Pará