Projeto do Hospital Galileu alia risadas e bom humor à rotina dos pacientes

Projeto do Hospital Galileu alia risadas e bom humor à rotina dos pacientes

19/01/2024 Off Por Roberta Vilanova

Ação semanal conta com apoio de voluntários para divertir e alegrar a unidade

Risadas e bom humor contagiaram os pacientes e acompanhantes do Hospital Público Estadual Galileu, na região metropolitana de Belém. É que, nesta sexta-feira (19), iniciou na unidade o projeto “Riso Galileu”.

Empolgado com a ação, Nayan Gonçalves, de 13 anos, se divertiu bastante. Ele está no HPEG desde terça-feira (16), realizando exames pré-operatórios. Jogando bola, o garoto fraturou a perna esquerda, fez o primeiro atendimento no município de Tomé-Açu, na região nordeste do estado, onde mora e logo foi encaminhado para o Hospital Galileu.
“Gostei de tudo aqui, estou sendo bem atendido. Os palhaços brincaram comigo, ri muito. Eu queria arrancar a peruca dele”, gargalhou.

Pacente Rafael Silva do Nascimento, 38, aprova a iniciativa

Rafael Nascimento, de 38 anos, do município de Tucuruí, no sudeste paraense, ficou surpreso ao ver a equipe de palhaços entrarem na enfermaria cantando parabéns pela data do seu aniversário, que foi no na quinta-feira (18). Ele está na unidade desde segunda-feira (15), devido ao procedimento de retirada do fixador externo da sua perna direita.
“Não estávamos esperando, mas foi muito bom. Eles alegraram realmente esse dia”, disse.

A coordenadora de humanização do HPEG, Anny Segóvia, explica que projeto nasceu com o objetivo de proporcionar bem-estar físico e mental, de forma leve e divertida, para quem está dentro do ambiente hospitalar.

A iniciativa acontecerá semanalmente, sempre às sextas-feiras, com apoio de voluntários previamente agendados. Nesta semana, o grupo do projeto Sorria da Unimed Belém e o palhaço Bala foram os responsáveis por levar alegria e diversão aos usuários do hospital.

Texto: Ascom/HPEG

Fotos: Divulgação