Pronto-Socorro Estadual alcança 98,77% de satisfação dos usuários
18/04/2026Referência para a população de Belém, região metropolitana, e demais municípios paraenses, que necessitam de atendimento de urgência e emergência, e dos serviços cirúrgicos, disponíveis para o tratamento das demandas clínicas, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário (Sau) / Ouvidoria, registrou em março, o índice de 98.77% de aprovação dos usuários dos serviços ofertados, com média de satisfação no primeiro trimestre deste ano de 2026, de 98,68%, entre os 17.810 pacientes atendidos nesse período.
Para avaliar a qualidade dos serviços prestados no primeiro trimestre, a equipe do SAU/Ouvidoria realizou 4.905 pesquisas junto aos pacientes e acompanhantes, promovendo a aproximação entre os usuários e a instituição.
De acordo a líder do Sau/Ouvidoria, a gestora hospitalar, Bruna Costa, “os serviços especializados de escuta aos usuários, funcionam de forma presencial, humanizada e acolhedora, recebendo reclamações, elogios e sugestões, permitindo assim, identificar pontos de melhoria nos processos assistenciais e administrativos, para melhorar a qualidade do atendimento, e apoiar a segurança dos pacientes (adultos e pediátricos) assistidos na unidade de saúde, visando fortalecer a transparência e a confiança na instituição”, destaca Bruna.
Canais de escuta dos pacientes

O paciente Cláudio Cordeiro, disse que encontrou pessoas que amam o que fazem, e prestam um serviço de saúde de qualidade no Pronto-Socorro
Os usuários dos serviços do PSRM podem se manifestar por meio das pesquisas de satisfação, feitas à beira-leito pela equipe do SAU/Ouvidoria ou indo pessoalmente à sala onde funcionam os setores. Além disso, o hospital disponibiliza urnas e QR codes que dão acesso às pesquisas, distribuídos em locais estratégicos nas áreas assistenciais, tais como no Serviço de Apoio Diagnóstico e Tratamento (SADT), Pronto Atendimento Adulto (PAA), Pronto Atendimento Pediátrico (PAP), clínicas cirúrgica, médica e pediátrica, além de fatores relacionados à alta hospitalar.
Aprovação – Entre os pacientes satisfeitos com a assistência à saúde e serviços disponibilizados no PSRM, está o paciente renal, Cláudio Silva Cordeiro, 51 anos, morador do bairro Cidade Nova 4, no município de Ananindeua, região metropolitana de Belém. Ele conta como foi a sua jornada no PSRM, e destaca a sua satisfação com o atendimento recebido no pronto-socorro.
“Dos trabalhadores da higienização aos doutores, todos sempre me trataram muito bem. Existem duas palavras que estão espalhadas pelo hospital, que são: amor e proteção, e vocês cumprem essas duas palavras no dia a dia, pois são amorosos, protetores, e ainda são carinhosos e atenciosos. Eu vou ficar com saudade, porque só encontrei pessoas que amam o que fazem: que é prestar um serviço de saúde de qualidade”, reconhece o paciente.
Inovação na escuta ao paciente

A paciente Kátia dos Santos, 62 anos, destaca o acolhimento da equipe multiprofissional como o maior diferencial do PSRM
A pesquisa de satisfação também pode ser respondida pelo paciente no período pós- alta, por meio de link enviado via WhatsApp. “Agora, temos outra forma de ouvir os nossos pacientes, que podem se manifestar por meio do WhatsApp, por onde enviamos o link, para que avaliem os serviços do hospital. A inovação tem nos auxiliado muito na escuta qualificada que fazemos junto aos usuários dos nossos serviços”, acrescenta Bruna Costa.
Encaminhamento das demandas
As manifestações dos usuários são encaminhadas para as devidas tratativas, via sistema interno, e as devolutivas são feitas para os usuários por telefone, e-mail ou a beira-leito, caso o paciente ainda esteja internado.
Em tratamento renal no PSRM há quase um mês, a paciente Kátia do Socorro dos Santos, 62 anos, moradora do bairro do Marco, conta que no Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, o maior diferencial é o acolhimento que está recebendo da equipe multiprofissional.
“Tenho recebido uma excelente assistência, mas quero dizer, que o acolhimento aqui é um diferencial, entre tantos outros hospitais por onde passei em busca da minha saúde. Todos os profissionais merecem nota mil, mas quero agradecer, em especial, ao enfermeiro Maycon. Ele foi enviado por Deus, e eu vou guardá-lo no meu coração”, diz emocionada, a paciente Kátia dos Santos.
Segundo o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros, os índices de satisfação dos usuários são constantemente monitorados, e a gestão está sempre atenta a cada ponto de melhoria mencionado, assim como às sugestões, e aos elogios recebidos que, inclusive, são repassados aos profissionais, por meio do projeto “Ranking dos Elogiados”, de autoria da equipe do Sau/ Ouvidoria, como forma de reconhecer a dedicação da equipe com uma assistência segura e humanizada.
“O índice de satisfação de março, assim como a média de satisfação do primeiro trimestre, demonstram a aprovação dos nossos usuários com a assistência de urgência e emergência ofertada no PSRM, à população paraense. Estamos sempre buscando qualificar mais ainda, os serviços oferecidos pelo hospital, para que a assistência de urgência e emergência seja cada vez mais eficiente, segura e humanizada”, finaliza o gestor.
Serviço:

Equipe do Sau/Ouvidoria, Bruna Costa e Vanilsa Gaspar
O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo integra a rede de saúde pública do governo do Pará. Funciona em regime de plantão 24 horas, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, atendendo urgências e emergências clínicas, além de demandas reguladas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital atende em várias especialidades, como cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia, incluindo procedimentos minimamente invasivos, como videolaparoscopia.
Texto e fotos: Ascom/PSRM


