PSRM comemora aniversário de paciente de longa permanência com projeto “Hoje é dia de Festa”
11/02/2026

Foto: Divulgação
“Fiquei muito surpresa, e me senti muito especial com a comemoração do meu aniversário. Nunca imaginei que alguém aqui do hospital fosse lembrar. Eu agradeço a todos pela lembrança e gentileza.”
O relato emocionado é da paciente de longa permanência em tratamento renal no Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, Mayara Jocélia Carvalho Pinheiro, 32, moradora do bairro Cabanagem. Ela foi surpreendida no final da tarde desta terça-feira (10), pelo Comissão de Humanização do Pronto-Socorro com bolo de aniversário, acolhimento e muita alegria, para festejar o seu aniversário.
A iniciativa faz parte do projeto de Humanização “Hoje é Dia de Festa”, que visa reforçar o acolhimento humanizado no dia do aniversário do paciente, com demonstração sobre o quanto são especiais para todos da comunidade hospitalar.
Além de bolo, ofertado mediante autorização da equipe multiprofissional de Mayara, a ação incluiu cartão de aniversário com mensagem, um singelo mimo e, principalmente, alegria e descontração, proporcionados com o clima festivo de aniversário.

Foto: Divulgação
De acordo com a analista de Humanização Hospitalar, socióloga Watuzi Silva, o ‘Hoje é Dia de Festejar’ existe para trazer um pouco da vida do paciente, para o âmbito hospitalar.
“Hoje a festa é para a Mayara, que está internada há 44 dias no PSRM, mas se não estivesse hospitalizada, certamente iria comemorar. Levamos alegria para o seu dia especial, para que sinta que não é apenas um prontuário, mas uma pessoa cheia de história e vida. Nosso trabalho segue pautado nas diretrizes e dispositivos da Política Nacional de Humanização, que nos orienta para executarmos um atendimento sempre humanizado, considerando o paciente e não apenas a sua situação de saúde”, destaca a analista.
De acordo com o psicólogo Hospitalar, Renan Correa, “é muito importante comemorar o aniversário dos pacientes internados. A ação de hoje, fez a paciente se sentir lembrada, valorizada e acolhida, o que fortalece emoções saudáveis, reduz sentimentos de tristeza e contribui para uma melhora do seu estado emocional mesmo em seu contexto atual”, pontua o profissional.
Serviço: O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo integra a rede de saúde pública do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade funciona em regime de plantão 24 horas, na Avenida Augusto Montenegro, Bairro Parque Guajará, com atendimento às urgências e emergências clínicas, e também demandas reguladas pela Sespa, a exemplo de casos clínicos e críticos, encaminhados para tratamentos em especialidades de cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia, com a realização de cirurgias minimamente invasivas (videolaparoscopia).
Texto: Joelza Silva (Ascom PSRM)]



