Regional de Marabá celebra ‘Dia do Amigo’ com Programação de Humanização

21/07/2023 Off Por Roberta Vilanova

Betzabeth Yurima, venezuelana de 54 anos, é paciente do HRSP há mais um ano

Betzabeth Yurima, venezuelana de 54 anos, realiza há mais de um ano tratamento de hemodiálise no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP) em Marabá. Na quinta-feira (20) “Dia do Amigo”, a paciente participou da campanha de humanização “Eu sou o Amor de Alguém”, que buscou promover um ambiente de amizade, acolhedor, empático e solidário na unidade.

“Sou imensamente grata pelos amigos que fiz aqui. Há mais de um ano, realizo tratamento no hospital, e devo dizer que os profissionais de saúde têm sido como uma segunda família para mim. As amizades que cultivei neste lugar são especiais, e vou levá-las para toda a minha vida”, enfatizou.

A data celebrada na instituição que visou fortalecer os laços entre pacientes e profissionais de saúde, contou com rodas de conversas, ações recreativas, distribuição de cartões e adesivos de amizade, e uma série de outras atividades especiais, que promoveram momentos de alegria, conforto e esperança aos pacientes durante o tratamento.

Daiane Uszynski, analista de humanização da unidade do Governo do Pará, destacou a importância do apoio mútuo e das relações afetivas entre profissionais de saúde e pacientes durante o período de internação. “Como muitos pacientes estão distantes de seus amigos e familiares, as conexões de amizades criadas durante a internação ajudam na recuperação e enfrentamento das adversidades enfrentadas pelos usuários”, explicou.

A equipe de enfermagem do HRSP, também abraçou a iniciativa, a enfermeira Pollyana Lobo ressaltou a importância da humanização no cuidado com os pacientes. “Para nós, profissionais de saúde, a humanização é uma parte essencial do nosso trabalho. O carinho e atenção que dedicamos aos pacientes durante o tratamento podem fazer toda a diferença em sua recuperação e bem-estar emocional. Essa ação reforça o vínculo entre a equipe e os pacientes, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor”, relatou.

Iniciativa promoveu importância do bem-estar, da manutenção do sentimento de esperança e do ambiente hospitalar acolhedor

Humanização – No Hospital Regional de Marabá, a humanização é uma filosofia adotada por toda a equipe de profissionais de saúde, desde médicos e enfermeiros até funcionários administrativos e de apoio. Os colaboradores são treinados para tratar cada paciente com empatia, compaixão e respeito, garantindo um ambiente acolhedor e amigável para aqueles que procuram cuidados médicos.

A unidade sob a gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), conta com uma Comissão de Humanização atuante, composta por membros dedicados. Essa equipe realiza de forma regular ações focadas no bem-estar dos pacientes e colaboradores, em colaboração com o setor de humanização da instituição.

“Em meio a procedimentos médicos e tratamentos, não podemos nos esquecer de que cada pessoa que passa pelo hospital é única, com seus medos e esperanças. Nossa missão é garantir não apenas a recuperação física, mas também o bem-estar emocional e psicológico de cada indivíduo que busca nossos serviços”, detalhou Benjamin Ferreira, diretor executivo do hospital.

Perfil: O Hospital Regional do Sudeste do Pará pertence à rede de saúde do governo do Estado. É gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Com 115 leitos, a unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade, para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

Texto: Ascom/HRSP