Regional do Tapajós alerta sobre os perigos do uso de acessórios em ambiente hospitalar

10/04/2024 Off Por Roberta Vilanova

A campanha se concentra no setor de nefrologia devido à sua vulnerabilidade à contaminação cruzada

Alessandra Carvalho Sarmento, 51 anos, paciente renal crônica, compartilhou sua experiência após participar das sessões informativas sobre o uso de adornos durante as sessões de hemodiálise no Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará. Ela expressou sua gratidão pelo esclarecimento de suas dúvidas, especialmente em relação ao uso de óculos e celular.

“Estar ciente dos riscos de infecção e receber informações claras é crucial. Parabenizo a equipe pela iniciativa e agora estou comprometida em redobrar meus cuidados”, revelou.

Da mesma forma, Rafael Coelho de Sousa, 31 anos, paciente renal crônico, reconheceu a necessidade de mudança de hábitos. Ele admitiu que costumava usar vários adereços, como pulseiras e cordões, durante suas visitas para a hemodiálise.

“Agora, estou comprometido em deixar esses itens em casa, entendendo os riscos associados”, garantiu.

Em ambientes sensíveis à saúde, como unidades nefrológicas, a conscientização sobre práticas seguras é fundamental. O Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, no Oeste do Pará, está conduzindo uma campanha de conscientização intitulada “Adorno Zero”, destacando os riscos relacionados ao uso de acessórios em ambientes hospitalares, especialmente na unidade de nefrologia.

O setor foi escolhido devido à sua sensibilidade à contaminação cruzada. A enfermeira nefrologista da unidade ressaltou a importância dessa abordagem preventiva. “Reconhecemos que o cuidado é crucial para evitar a propagação de infecções entre os pacientes renais crônicos”, afirmou.

O Diretor Geral, Rafael Meskau, enfatizou a relevância dessa iniciativa de conscientização. “Buscamos sempre garantir um ambiente seguro e propício à recuperação dos pacientes, destacando a necessidade de colaboração mútua entre equipe médica e pacientes para alcançar esse objetivo”, enfatizou.

Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional do Tapajós oferece 153 leitos de internação, distribuídos estrategicamente para atender às diversas necessidades, incluindo leitos clínicos cirúrgicos, médicos, de UTIs adulto, pediátrica e neonatal, ginecológicos e obstétricos, além de leitos UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) Canguru.

Texto: Ascom/HRT