
Reunião da CIR Marajó I destaca ações de Vigilância e Controle da Raiva
11/12/2024
Reunião sobre controle da raiva na sede do 7º Centro Regional de Saúde
Nesta quarta-feira (11), a Comissão Intergestores Regional (CIR) Marajó I realizou uma reunião com foco nas ações de Vigilância e controle da raiva nos municípios da região. O encontro contou com a participação de gestores municipais de saúde, técnicos do 7º Centro Regional de Saúde (CRS), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e especialistas da área.
Além disso, foi apresentado o trabalho conjunto da Coordenação Estadual de Zoonoses/Sespa com o 7º CRS e os municípios de Muaná, Ponta de Pedras e São Sebastião da Boa Vista, que têm realizado intensivas atividades de controle e prevenção da raiva. As ações visam não só a controlar a disseminação da doença entre os animais, mas também proteger a saúde pública, evitando riscos para a população local.

Elke Abreu e Alberto Begot
A coordenadora estadual de Zoonoses, Elke Abreu, ressaltou que a participação da coordenação teve “o objetivo de esclarecer a importância da Epidemiologia no controle e combate à raiva humana através do controle de captura de quirópteros (popularmente conhecidos como morcegos) e da vacinação de cães e gatos“.
Uma das palestras foi comandada por Alberto Begot, coordenador estadual do Programa de Controle de Raiva, que reforçou como a participação ativa dos municípios é fundamental para fortalecer as políticas públicas de saúde em função do combate à doença.

Valdinei Teixeira, diretor do 7º CRS
Valdinei Teixeira, diretor do 7º CRS/Sespa, enfatizou que o objetivo do encontro foi discutir as estratégias de bloqueio de focos da doença e a importância da vigilância para prevenir a raiva em herbívoros, com a disseminação de informações essenciais para os gestores municipais sobre as ações em andamento.
Texto: Jamille Leão/Sespa
Fotos: José Pantoja/Sespa