Reunião discute parceria da Sespa com Médicos Sem Fronteiras em Portel

08/03/2024 Off Por Mozart Lira

O secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública, Sipriano Ferraz, esteve reunido com representantes da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) nessa quinta-feira (07), em Belém. Na pauta, foram discutidas propostas de ações conjuntas quanto aos atendimentos médicos em comunidades ribeirinhas de Portel, município da Ilha do Marajó.

De acordo com Sipriano Ferraz, é essencial a parceria de organizações como Médicos Sem Fronteiras, uma entidade referência no mundo. “A região contou com o apoio deles durante um dos picos da pandemia da Covid-19. E neste momento, a parceria com a Sespa, que começou no ano passado, vai permitir a ampliação dos atendimentos de saúde nessa região de Portel”.

Cercada por quatro rios, Portel possui aproximadamente 62 mil habitantes, sendo que metade vive na zona rural, em comunidades ribeirinhas e remanescentes de quilombos. “A oferta de serviços e profissionais de saúde é fundamental para a saúde das pessoas, especialmente para populações que vivem em áreas mais remotas, com dificuldade de acesso. Por isso, temos colaborado com a Secretaria Municipal de Saúde de Portel desde o ano passado”, explica a infectologista Maria Rado, responsável médica pelos projetos de MSF no Brasil.

Também é um objetivo de MSF apoiar a melhoria do fluxo de atendimento médico e psicológico a sobreviventes de violência sexual e a oferta de tratamento médico emergencial adequado. “Através da Sespa, podemos ampliar a colaboração para reforçar essas ações”, completa a médica.

Em Portel, as equipes de MSF também estão focadas no atendimento de saúde primária, saúde mental e saúde sexual e reprodutiva. Atualmente, colaboram com a Secretaria Municipal de Saúde em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS): Portelinha e Rural, na zona urbana; e Acutipereira e Acangatá, na zona rural. A organização também apoia o posto de saúde da comunidade de Santo Amaro, na zona rural.

Participaram ainda da reunião a diretora técnica da Sespa, Carla Figueiredo, e a coordenadora estadual de Saúde da Mulher, Nicolli Vieira.