Segunda ação integrada no Combate e Prevenção à Doença de Chagas no Marajó é realizada pela Sespa

21/06/2024 Off Por Mozart Lira

O 7° Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou durante essa semana a II Ação Integrada no Combate e Prevenção à Doença de Chagas no município de São Sebastião da Boa Vista, encerrando suas atividades nesta sexta-feira (21). A iniciativa se deu devido ao crescente número de casos notificados de Doença de Chagas, bem como a grande quantidade de vetores, inserindo o município na lista de prioritários nas estratégias de prevenção contra Doença de Chagas dentro da Região do Marajó I.

A ação contou com a participação do coordenador regional de Doença de Chagas, representante da Atenção Primária regional e apoiadora regional do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), estes de modo integrado, estiveram presentes em três estabelecimentos de saúde municipais, buscando estabelecer um fluxo para a linha de cuidados de Doenças de Chagas dentro da rede de atenção em saúde diante das peculiaridades da região. Para além, reuniu-se com a equipe de vigilância epidemiológica para ordenação de fluxograma e avaliação dos dados inseridos nos últimos anos de Doença de Chagas no Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN).

O Programa Saúde na Escola (PSE) esteve atuando em duas escolas municipais, uma urbana e outra rural, compartilhando conhecimento acerca da Prevenção de Doença de Chagas e cuidado na manipulação de alimentos para mais de 240 alunos e 20 colaboradores escolares. A ação contou ainda com a participação da coordenadora regional do PSE, Iane Guimarães, em parceria com a vigilância sanitária e entomológica regional que estiveram abordando a temática com os alunos.

A coordenação de Entomologia atuou junto ao PSE levando informações nas escolas a respeito da biologia dos insetos vetores e sobre a importância de não matar esses insetos quando encontrá-los e como devem ser capturados. O município possui um Posto de Informação de Triatomíneos (PIT) em plena atividade, onde o microscopista Anselmo Soares Coelho, responsável pelo recebimento dos insetos barbeiros, realiza a identificação das espécies e a infectividade dos mesmos, para detectar se no seu trato digestivo há a presença do agente infeccioso, Trypanosoma cruzi.

A coordenação de Vigilância Sanitária atuou junto ao PSE em suas ações, realizou o mapeamento de 63 batedeiras das 94 cadastradas e ministrou uma palestra sobre as Boas Práticas na Manipulação do Açaí para proprietários/batedores de açaí, visando a melhoria na qualidade e segurança do alimento comercializado no município.

Durante a ação foi realizada uma palestra para os ACEs e ACSs do município, na qual o farmacêutico Ronaldo Freitas, a coordenadora da Vigilância Sanitária Amanda Fernandes, a coordenadora de Entomologia Kellen Veríssimo, e o coordenador de Doença de Chagas Oscar Figueiredo, levaram informações sobre a doença e modos de prevenção, boas práticas de manipulação do açaí, e branqueamento, biologia dos vetores e importância do PIT e vigilância entomológica dos vetores.