
Seminário discute ações intersetoriais de prevenção a e redução da mortalidade no trânsito
19/09/2025A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou o I Seminário Regional do Programa Vida no Trânsito, nos dias 17 e 18 de setembro, em Conceição do Araguaia, no sul do Pará.
Foi a primeira atividade de recém-criada Coordenação Estadual de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Vigidant), subordinada à Diretoria de Vigilância em Saúde da Sespa. O coordenador da Vigidant, Marcos Oliveira Silva, explica que o conjunto de ações tem a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), dos acidentes, das violências e de seus fatores de risco e estimular ações e estratégias que visem a promoção da saúde da população.
Uma das linhas da Vigidant está o Projeto Vida no Trânsito (PVT), que corresponde a uma iniciativa voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde. Na atividade em Conceição do Araguaia participaram, entre outros, representantes das secretarias de Saúde e de Assistência Social, além do SAMU e da Polícia Militar.
Emilio Fernando, diretor técnico do 12º Centro Regional de Saúde da Sespa, destacou que, durante o encontro, foram discutidos os determinantes sociais das lesões no trânsito, a relação entre mobilidade urbana e saúde, e as estratégias intersetoriais implementadas sobretudo nos municípios da região do Araguaia.
Para a diretora de Vigilância em Saúde da Sespa, Rosiana Nobre, o envolvimento das regiões é fundamental para promover e incentivar debates sobre a gestão, governança, sustentabilidade e experiências na execução de políticas públicas para redução das lesões graves e fatais no trânsito.
Segundo ela, a diminuição de acidentes de trânsito no país acontecerá com o fortalecimento e a capacidade dos principais setores de prevenir a violência por meio da colaboração multissetorial.