
Seminário reúne profissionais da rede de saúde mental em Belém
18/05/2023
Fotos de José Pantoja (Ascom/Sespa)
Em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, 18 de maio, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou nesta quinta-feira o Seminário “Diálogos antimanicomiais na interface saúde, justiça e educação: cenários de luta e (re)construção”. O evento culminará ainda na 2º Mostra de Geração de Renda em Saúde Mental, a ocorrer nesta sexta-feira (19).
Com o slogan “Trancar não é tratar”, ambas as atividades tem lugar no auditório da Sespa, em programação realizada pela Serviço de Avaliação e Acompanhamento de Medidas Terapêuticas Aplicáveis à Pessoa com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (EAP) da Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde (DPAIS) da Sespa.
Estiveram envolvidos nas discussões do Seminário os dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) vinculados à Sespa; da Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, bem como técnicos da SEAP, docentes da UEPA e UNB, além da Liga Acadêmica de Terapia Ocupacional em Saúde Mental Nise da Silveira (Latonise) e do Grupo Práticas Clínicas em Terapia Ocupacional (PRACTO) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e do Movimento de Luta Antimanicomial (MLA) no Pará.

Ingrid Oliveira, técnica da EAP.
“Esses encontros favorecem a integração e a articulação dos diversos serviços, a fim de contribuir com o aperfeiçoamento da Rede de Atenção Psicossocial no Pará, por meio do atendimento às demandas e necessidades dos usuários nas regiões de atuação, com foco na manutenção dos vínculos sociais e familiares e na minimização do sofrimento psíquico”, explica Ingrid Oliveira, técnica da EAP.
O evento objetiva um espaço de educação permanente, construído no coletivo, de forma a possibilitar a troca de experiências diante de temas de interesse que permitam aos profissionais um melhor direcionamento na condução das situações vivenciadas na Rede de Atenção Psicossocial, um dos componentes principais da luta antimanicomial estabelecida no Brasil há mais de 30 anos no intuito de suplantar a lógica dos hospitais psiquiátricos, denunciando abusos, maus-tratos e outras irregularidades ocorridas nesses dispositivos e ao mesmo tempo representando um processo de mudança cultural, política e de inclusão na sociedade.
Com a realização do seminário, abre-se a expectativa pela 2º Mostra de Geração de Renda em Saúde Mental, que acontecerá somente na sexta-feira, 19, entre 8h30 e 13 horas, também no mesmo local, quando a programação contará com a apresentação de usuários dos CAPS e com a participação do cantor Adilson Alcântara. A mostra é aberta à comunidade.