Serviços de saúde e palestras encerram programação pelo Dia das Mães na Uremia

Serviços de saúde e palestras encerram programação pelo Dia das Mães na Uremia

20/05/2023 Off Por Roberta Vilanova

Usuárias da Uremia tiveram acesso a vários serviços durante a programação

Para encerrar a programação comemorativa ao Dia das Mães, a Unidade de Referência Especializada Materno-Infantil e Adolescente (Uremia), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), ofereceu na manhã desde sábado (20) serviços de saúde e estética para pacientes e funcionárias. Foram ofertadas consultas com clínico geral, endocrinologista, ginecologista e obstetra, e serviços de verificação de pressão arterial, glicemia, consulta nutricional e exame de ultrassonografia.

Telma Reis, 63 anos, aproveitou para verificar a pressão e se consultar com o endocrinologista. “Estava precisando dessa consulta. Chegar aqui e ser surpreendida com todos esses serviços, e ainda ter uma manhã animada, é muito bom para toda a comunidade que precisa desse atendimento”, disse a aposentada.

Na abertura do evento, as mulheres receberam lanches, oferecido pelos voluntários do instituto Arte pela Vida. Também foram ministradas palestras com os seguintes temas: “Violência contra a Mulher: você não pode silenciar”, ministrada pela advogada Bianca Feitosa, da Comissão de Mulheres Advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), e “Prevenção Combinada”, feita pela equipe do Instituto. Houve ainda o workshop “Movimente-se”, com aulas de pilates ministradas pela fisioterapeuta Ana Carolina Cruz.

Lanche especial oferecido pelo Instituto Arte pela Vida

Cuidado – O coordenador do “Arte pela Vida”, Davidson Porteglio, ressaltou que “hoje viemos para celebrar as mulheres, mães, e pedir para que elas não deixem de ir às consultas. Tem que cuidar da saúde. É preciso fazer a adesão aos tratamentos médicos, seja ele qual for. Esse é um dos pilares do Instituto, incentivar que as pessoas não deixem de se tratar”.

Quem também aprovou a programação foi a dona de casa Edinalda Bittencourt, 56 anos. “Eu consegui muito rápido a consulta, e todos foram bem atenciosos com a gente. Esse serviço que eles estão proporcionando é maravilhoso. Espero que tenham mais sábados assim”, disse a dona de casa.

A diretora da Uremia, Elane Costa, destacou a importância de homenagear as mães, que são usuárias. “A unidade é especializada em atendimento materno e infantil, e no mês de maio celebramos o Dia das Mães. Não poderíamos deixar de comemorar com as nossas usuárias da Uremia. Por isso, colocamos o serviço de multiprofissionais e orientação jurídica, já que temos mãezinhas que desconhecem seus direitos. É um acolhimento especial e uma forma de divulgar o trabalho que oferecemos na Uremia, que não tem só atendimento médico. Trabalhamos com prevenção e orientação também”, acrescentou a diretora.

A programação comemorativa, iniciada no dia 12, ainda teve serviços de massoterapia, sorteio de brindes, apresentação teatral e música.

Texto: Tatiane Freitas/Sespa

Fotos: Divulgação