Sespa alerta para os impactos do tabaco na saúde em ação na praça da República

10/06/2024 Off Por Mozart Lira

Fotos cedidas pela equipe da CDCNT

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) volta a recomendar o alerta à população sobre os riscos do tabagismo e as doenças associadas à prática. Nesse sentido, realizou neste domingo, 09, uma série de atendimentos na praça da República, por ocasião do lançamento da campanha Junho Vermelho, com uma “Caminhada pela Vida​ Sustentável”, por meio de uma iniciativa da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

O ato ocorreu no entorno da Praça da República​, com a reunião de mais 800 participantes dos mais variados grupos de pessoas e de instituições parceiras. No espaço que coube à Sespa, vários atendimentos, como os de auriculoterapia, foram feitos pela equipe destacada pela Coordenação de Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (CDCNT), inclusive os informes sobre o tratamento para deixar de fumar.

Atualmente, a Sespa mantém uma alternativa de tratamento para a pessoa se livrar do fumo: o Centro de Referência em Abordagem e Tratamento do Fumante (Cratf), mantido pela Sespa no térreo da Unidade de Referência Especializada (URE), na Avenida Presidente Vargas com travessa Osvaldo Cruz, centro de Belém. Em 20 anos de atividade, o Centro já atendeu mais de 5 mil pessoas e registra a média de 30 pacientes que procuram atendimento a cada mês.

No Cratf, o tratamento inicia com os exames que vão identificar o quadro clínico e de tabagismo do paciente, e prosseguem com sua admissão em um grupo com outros dependentes para uma abordagem cognitiva comportamental, que busca entender o porquê de ele se tornar fumante e os motivos pelos quais quer parar. Avaliados os níveis de dependência, eles podem ser tratados com medicamentos receitados ou com a Terapia de Reposição de Nicotina (TRN).

Serviço:

Para ter acesso ao Craft, basta procurar o centro ao lado da URE da Presidente Vargas, em Belém. Avenida Presidente Vargas, n.º 513, entre Aristides Lobo e Osvaldo Cruz. Atendimento de segunda à sexta, das 7 às 17 horas.