Sespa alerta que caracol africano representa risco à saúde pública

15/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Caracol gigante africano, cujo nome científico é Achatina fulica (Foto Pixabay)

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) alerta sobre os riscos que o caracol gigante africano pode trazer à saúde da população, principalmente, neste período de inverno amazônico, em que há uma maior proliferação do molusco e surgimento de focos nos municípios paraenses.

O alerta é necessário porque o caracol africano (Achatina fulica) é hospedeiro do parasito Angiostrongylus cantonensis, que causa meningite eosinofílica. Esse tipo de meningite resulta da presença de larvas do parasito nas membranas do cérebro (meninges), provocando reação inflamatória.  As manifestações clínicas mais comuns são dor de cabeça severanáuseasvômitospescoço rígido e anormalidades neurológicas. Ocasionalmente ocorrem invasões oculares.

O caracol também pode transmitir o parasito Angiostrongylus costaricencis, que causa a angiostrongilíase abdominal. Os principais sintomas são dor abdominal e febre, podendo ocorrer várias outras manifestações inespecíficas, tais como inapetência, náuseas, vômitos e diarreia.

No ano de 2021, houve dois casos confirmados de meningite eosinofílica na Região Metropolitana de Belém, sendo um caso em Belém, que acometeu um jovem de 21 anos e outro em Ananindeua, numa criança de 11 meses.

Técnico da Sespa capturando caracol para análise

Ações da Sespa – O trabalho de vigilância e controle é realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde, por meio dos Centros de Controle de Zoonoses Municipais, com apoio da Coordenação Estadual de Controle de Esquistossomose, Filariose, Geo-Helmintos e Tracoma (CEFGT), que integra o Departamento de Controle de Endemias da Sespa.

Segundo a médica veterinária da CEFGT, Patrícia Nascimento, a Sespa participa das investigações de casos de doenças transmitidas pelos caracóis para verificar a presença de vetores no local provável de infecção e sua vinculação epidemiológica ao caso por meio de testes de infectividade realizados pelo Laboratório de Referência Nacional em Esquistossomose-Malacologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “A ação da Sespa, na verdade, consiste em rastrear a existência de focos do caracol a partir da notificação de casos da doença. Vamos até o logradouro do paciente para investigar se há presença do caracol, coletar amostras, que são enviadas para o Instituto Evandro Chagas (IEC) e depois para a Fiocruz”, informou.

A Sespa, também pode direcionar pacientes com suspeita da doença para receber atendimento médico e fazer exames para confirmar o diagnóstico de meningite eosinofílica.

Bióloga Christiane Goveis manipula amostras de Achatina fulica para enviar à Fiocruz

Parceria com o IEC – De acordo com Patrícia Nascimento, as atividades da Sespa com o Achatina fulica são recentes na Coordenação Estadual, e são consequência, na verdade, das atividades conjuntas que vêm sendo desenvolvidas com o IEC.

Com o objetivo de aprofundar as ações de combate ao Achatina  fulica  e ampliar o conhecimento sobre a circulação do parasito Angiostrongylus cantonensis, Sespa e IEC estão desenvolvendo atividades em conjunto na Região Metropolitana de Belém e demais municípios paraenses com ênfase no risco de transmissão e alerta de intensificação de controle e vigilância nesses locais.

O Laboratório de Malacologia (LABMAL) da Seção de Parasitologia (Separ) do IEC desenvolve ações de vigilância e controle de moluscos de importância em Saúde Pública; executando atividades de coleta de moluscos, determinação de espécies e a análise dos moluscos para a detecção de helmintos, além de promover ações de ensino e de educação em saúde.

Segundo a bióloga e doutora em Biologia Parasitária da Amazônia, Christiane de Oliveira Goveia, coordenadora do Laboratório de Malacologia do IEC, o Achatina fulica é um molusco originário da África que foi disseminado para várias regiões do mundo no início do século 20.

Ele foi introduzido no Brasil na década de 80 em Curitiba, com o intuito de ser utilizado como uma alternativa ao consumo do scargot. Depois de ser rejeitado para esse fim, foi liberado de modo indiscriminado no meio ambiente e, atualmente, está presente em todos os estados do país, inclusive no Pará.

“O caracol gigante africano é uma espécie hospedeira de nematódeos (vermes) de importância em Saúde Pública: Angiostrongylus cantonensis (agente causador da meningite eosinofílica) e do Angiostrongylus costaricencis (agente causador da angiostrongilíase abdominal). O ciclo dessas doenças envolve o caracol e roedores, no entanto, o homem pode se infectar ao ingerir o molusco contendo o verme ou pelo consumo de alimentos contaminados pelo muco do molusco contendo o parasito”, explicou a bióloga.

Caracol gigante africano pode se esconder em vários locais

Medidas preventivas – Para o controle do caracol gigante africano, a população precisa tomar as seguintes medidas: coletar os caracóis com as mãos protegidas com luvas ou sacos plásticos, colocá-los em recipiente rígido, queimá-los com cuidado para evitar acidentes com o fogo e enterrá-los; ou colocá-los em um saco plástico e esmagá-los com cuidado para não ter contato com o muco do caracol e enterrá-los em seguida.

Outras medidas importantes são: lavar bem as mãos após manusear os caracóis, higienizar bem os alimentos antes do consumo e manter jardins e quintais sem acúmulo de mato ou entulhos, que sirvam de abrigo para o caracol.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa

Fotos: Divulgação e Pixabay