
Sespa apoia Pesquisa Nacional de Saúde Bucal
29/04/2022
A pesquisa já está sendo realizada em Belém
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal (CESB), chama a atenção para a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil) que está sendo feita em 14 municípios paraenses. O objetivo é levantar dados sobre a saúde bucal da população.
Além da capital Belém, a pesquisa acontece também nos municípios de Abel Figueiredo, Ananindeua, Barcarena, Cametá, Castanhal, Jacundá, Marabá, Monte Alegre, Paragominas, Parauapebas, Santarém, São Miguel do Guamá e Tucuruí.
A Pesquisa SB Brasil é o maior estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira. Já foram realizadas pesquisas nos anos de 2003 e 2010. E, dando continuidade, a pesquisa ocorreria em 2020, porém, em função da pandemia de covid-19, houve a necessidade de reprogramação. Assim, a pesquisa está ocorrendo neste ano, abrangendo aproximadamente 50 mil pessoas, em 422 municípios, incluindo as capitais e o Distrito Federal.

Alessandra Amaral, coordenadora estadual de Saúde Bucal (Foto: Marcelo Seabra)
Segundo a coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral, a Pesquisa tem caráter “importantíssimo” na construção de mapas das condições de saúde bucal dos municípios participantes e do território nacional. “É uma pesquisa fundamental para subsidiar a elaboração de Políticas Públicas de Saúde uma vez que vai mostrar o retrato das condições de saúde bucal da população brasileira”, afirmou.
A Pesquisa SB Brasil permitirá, ainda, a comparação e avaliação dos agravos bucais mais frequentes em relação às pesquisas anteriores. “Por isso, incentivamos a participação da gestão e dos profissionais recrutados para execução da pesquisa e construção desse legado de informações na área de Saúde Bucal”, comentou Alessandra Amaral.

Equipes da Sesma checando os materiais utilizados no levantamento
Na prática – A cirurgiã-dentista da CESB, Marlúcia Luz, informou que a pesquisa de campo está sendo feita por equipes de profissionais dos próprios municípios, seguindo as diretrizes e comandos do projeto. “A Sespa, como copartícipe da pesquisa, está disponibilizando aos gestores municipais, assessorias e orientações inerentes a todo o trabalho seja concluído no prazo estipulado que é o mês de junho”, ressaltou.
Ela também chama a atenção da população para que receba a equipe de pesquisadores, composta por um cirurgião-dentista, que aplica questionário e faz exame bucal; e um técnico que registra todos os dados coletados. “É fundamental que os gestores divulguem e dialoguem com a população para que participe sem receio, pois as equipes estão identificadas, qualquer dúvida só entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde”, orientou a cirurgiã-dentista.
Para a realização da SB Brasil, o Ministério da Saúde ofereceu aporte técnico aos municípios com reuniões online, manuais e treinamento em plataforma digital.