Sespa assina adesão do Abelardo Santos em programa de incentivo à saúde dos povos indígenas

Sespa assina adesão do Abelardo Santos em programa de incentivo à saúde dos povos indígenas

09/03/2023 Off Por Mozart Lira

Nesta quinta-feira (9), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou a assinatura de adesão do Hospital Regional Abelardo Santos, localizado na capital do Estado, à Regulamentação do Incentivo Para Atenção Especializada aos Povos Indígenas. Estiveram presentes equipes da Sespa, representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Secretaria Estadual dos Povos Indígenas do Pará e membros da direção do Abelardo Santos.

Trata-se de um programa de incentivo do Ministério da Saúde que visa destinar recursos para as unidades de saúde que oferecem serviços de saúde de média e alta complexidade pela rede SUS que se compromete a qualificar o cuidado aos povos indígenas atendidos. O Abelardo Santos será o pioneiro na Amazônia na assinatura deste compromisso.

Em pronunciamento na cerimônia de assinatura de adesão ao programa, o Secretário de Saúde do Pará reforçou o vanguardismo e simbolismo da ação. “Estamos assumindo o compromisso de ter o maior hospital público do Estado servindo de referência no atendimento aos nossos irmãos indígenas, o que é muito significativo. Não é uma questão apenas dos recursos que entrarão para o investimento no Abelardo Santos, é uma mensagem da importância que damos a uma população muitas vezes vulnerável. Vamos trabalhar para expandir o quanto antes essa política em hospitais de outras regiões do Pará”, declarou.

Segundo a responsável técnica da saúde indígena da Sespa, Putira Sacuena, a adesão do Abelardo Santos ao programa é um processo natural, tendo em vista que a unidade já atende regularmente muitas pessoas da população indígena e tendo os profissionais da unidade recebido capacitação para atendimento desta população, além de já contar com 305 povos indígenas cadastrados no sistema do Hospital, o que facilita o trabalho de atendimento, respeitando particularidades de cada povo.

Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa)

O cálculo da verba destinada pelo Ministério da Saúde é feito em cima de quantos atendimentos de indígenas é feito mensalmente, além dos 13 objetivos descritos na portaria a unidade se compromete ou tem a possibilidade de cumprir. No caso do Abelardo Santos, são 11 os itens que serão atendidos, excluindo apenas as exigências de um setor reservado para atendimento exclusivo de população indígena e outro que demanda que a unidade seja um Hospital Universitário, o que não é o caso do Abelardo Santos.

Os 11 itens que serão atendidos pelo Abelardo Santos regem principalmente sobre: melhoria no acesso das populações indígenas ao serviço especializado; atendimento e acolhimento especializado aos pacientes indígenas e familiares, respeitando costumes e hábitos; clareza nos diagnósticos e recomendações de saúde ao paciente indígena, viabilizando intérprete quando necessário; e qualificação regular dos profissionais da unidade.

Para o diretor-geral do Hospital Abelardo Santos Jean Cleber, a homologação da unidade para o atendimento qualificado dos povos indígenas é um marco para a instituição e o Governo do Estado: “É com muito orgulho que assinamos esse plano de trabalho do Abelardo Santos como unidade habilitada a oferecer atenção especializada à população indígena. Este é um compromisso do Hospital na garantia dos direitos dos povos indígenas em sua integralidade no acesso à saúde, respeitando sua cultura, costumes, identidade e ancestralidade”, frisou.

Texto: Edilson Teixeira (Ascom/Sespa)