Sespa avança na elaboração do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

10/11/2023 Off Por ASCOM

Fotos: José Pantoja (Ascom / Sespa)

Ocorreu nesta manhã desta sexta-feira, dia 10, na Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), uma visita do Ministério da Saúde para o segundo encontro do Fórum para elaboração do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES). Trata-se de um plano fundamental para aprimorar os processos de trabalho e condições de educação e trabalho na saúde do Estado nos próximos quatro anos, de 2024 a 2027.

Além de representantes de diversos setores da Sespa e do Ministério da Saúde, o encontro contou com participação de membros de Secretarias Municipais de Saúde, da Universidade Federal do Pará e de Hospitais da rede pública do Estado.

Tratou-se da última etapa antes da entrega da primeira parte do PEGTES do Pará no final do mês de novembro, com debates sobre a aplicação dos recursos que o Ministério da Saúde destinará ao Estado para a execução do plano e dos desafios para a implementação.

Segundo Kelly Silveira, diretora de Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde da Sespa, falou sobre a reunião desta manhã: “A importância do debate é sempre aprimorar a assistência, levando em consideração o trabalhador do Sus, que é quem está na ponta, atendendo a população. Para a gente, é extremamente estratégico e importante debater as dificuldades e particularidades da gestão do trabalho e educação de saúde do nosso Estado”, afirmou.

Kelly Silveira, diretora do DGTES

A primeira parte do aporte financeiro por parte do Ministério da Saúde será feita ainda em 2023, cerca de 20% dos R$ 2,5 milhões, para continuar na construção do PEGTES de forma coletiva, contando com a participação de todos os municípios do Pará, dos sindicatos, das Secretarias Municipais de Saúde, instituições de ensino e outros atores envolvidos na execução do Sistema Único de Saúde.

Viviane Cardoso, coordenadora de educação na saúde, vinculada à Secretaria Adjunta de Gestão Administrativa da Sespa, explicou que em março o plano será concluído: “Entregaremos o PEGTES antes de abril para o Ministério da Saúde e receberemos o resto do aporte para a execução do plano em nosso Estado. Serão ações embasadas nos problemas prioritários, definidas através de um debate coletivo com todos os atores envolvidos no trabalho e execução de saúde do Pará”, declarou.