Sespa certifica Núcleos de Segurança do Paciente que mais notificaram em 2023

29/01/2024 Off Por Mozart Lira

Dez hospitais e três serviços de diálise localizados no Pará foram certificados pelo Núcleo Estadual de Segurança do Paciente da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) por terem se destacado em relação ao número de notificações de eventos adversos no sistema da Anvisa (Notivisa).

“Essa certificação serviu como um momento de celebração junto aos nossos parceiros, pelo exemplar comprometimento em notificar e documentar os eventos adversos ocorridos em seus serviços, promovendo transparência e contribuindo para a saúde pública com diligência e responsabilidade”, explica a enfermeira Melyane Gaia, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da Sespa.

O momento, segundo ela, representou um momento de inspiração e estímulo para os serviços. “Isso apontou para a elevação do padrão de excelência e cuidado seguro nos nossos hospitais e serviços de diálise”, disse.

Durante a entrega dos certificados, o secretário adjunto de Gestão Administrativa da Sespa, Edney Pereira, disse que a certificação mostra o empenho dos hospitais no desenvolvimento de boas práticas de segurança do paciente. “É um reconhecimento da Sespa à Unidade por desenvolver práticas de segurança do paciente de acordo com metas da Anvisa”, destaca.

O secretário também enfatizou o compromisso assumido pelas instituições em reduzir as ameaças, especialmente no que se refere à ocorrência de eventos adversos. Dessa forma, percebe-se uma cultura voltada para a segurança do paciente.

Em 2023, foram realizadas mais de 2.280 notificações de eventos adversos não infecciosos no Pará. Dos 120 Núcleos de Segurança do Paciente, 51 notificaram. Dentre esses estão os 10 hospitais que mais se sobressaíram:

1. Hospital Regional Público da Transamazônica, com 181 notificações para garantir segurança aos pacientes;
  2. Hospital Regional Público do Araguaia, com 169 notificações;
  3. Hospital Universitário João de Barros Barreto, com 159 notificações;
  4. Hospital Geral de Belém, com 144 notificações;
  5. Hospital Ophir Loyola, com 131 notificações;
  6. Hospital 05 de outubro, com 120 notificações;
  7. Hospital Yutaka Takeda, com 119 notificações;
  8. Hospital Regional Público dos Caetés, com 113 notificações;
  9. Hospital Unimed Prime, com 108 notificações;
  10.  Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, com 97 notificações.

Os três serviços de diálise:

1.Clínica Davita, com 61 notificações

2.Clínica Nefrosaúde, com 37 notificações