Sespa incentiva Secretarias Municipais de Saúde na adoção do prontuário eletrônico

Sespa incentiva Secretarias Municipais de Saúde na adoção do prontuário eletrônico

08/08/2024 Off Por Mozart Lira

O coordenador do CTIS da Sespa, Cristiano dos Santos. Foto: Mozart Lira (Ascom/Sespa).

O Pará está avançando na informatização da saúde na atenção primária. O Estado já alcançou a marca de ter 99 dos 144 municípios que já possuem Unidades Básicas de Saúde (UBS) informatizadas e conectadas à plataforma e-SUS, que utiliza o sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Os dados são da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIG) do Ministério da Saúde (MS).

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) vem desenvolvendo, através das equipes da Coordenação de Tecnologia e Informática em Saúde (CTIS) e das coordenações vinculadas à Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Dpais), estratégias para o treinamento das equipes no uso do PEC. Essas ações têm implicado na capacitação crescente de profissionais dos municípios em prol da adesão pela plataforma e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS), adotada pelo governo federal em favor da restruturação das informações da Atenção Primária em nível nacional.

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As UBS informatizadas podem utilizar o link (https://pectrn.saude.pa.gov.br/), disponibilizado pelo CTIS da Sespa para o treinamento dos profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, incentivando melhores habilidades na utilização do sistema.

A capacitação dos profissionais de saúde dos municípios da Pará é importante para a integração de todas as unidades de saúde do Estado no acesso e no uso da Rede Nacional de Dados em Saúde, pois possibilita um provimento e transição da continuidade do cuidado no âmbito da rede de atenção, de modo a facilitar o acesso aos profissionais de saúde e pacientes a exames, agenda de saúde, carteira de vacinação e todas as informações relacionadas ao prontuário eletrônico do cidadão (PEC) no SUS.

“A informatização da saúde traz benefícios tanto para a população, pois facilita a geração de informações que ajudam nos atendimentos dos pacientes, e também para as gestões, para tomada de decisões. O uso do prontuário eletrônico auxilia as equipes da Atenção Primária a organizar todo o processo de trabalho desde o acolhimento até o planejamento das atividades fora da unidade”, destaca do coordenador do CTIS da Sespa, Cristiano dos Santos.

Um dos grandes desafios na Atenção Primária é o cadastro dos cidadãos no sistema. O PEC veio para preencher esse vazio assistencial, já que conta com um módulo cidadão, totalmente integrado ao Cartão Nacional de Saúde, que permite fazer manutenção desses cadastros tanto para os cidadãos atendidos eventualmente na UBS como para cidadãos acompanhados pelos profissionais das equipes.

“Estamos vivendo uma reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde. A qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população”, afirma Cristiano.