
Sespa inicia Encontro Estadual das Referências Técnicas em Saúde
22/11/2023
Fotos: Mozart Lira (Ascom/Sespa)
Começou nesta quarta-feira, 22, o Encontro Estadual das Referências Técnicas em Saúde – RTS/Pará, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Humanização, no auditório do hospital Ophir Loyola (HOL).
A atividade continua nesta quinta-feira, 23, com o intuito de qualificar as Referências Técnicas de Humanização, Educação na Saúde, Ouvidoria, Saúde Mental e Saúde do Trabalhador quanto às políticas transversais do SUS para fomentar o desenvolvimento dos dispositivos nas Regiões de Saúde e hospitais.
Entre os objetivos específicos, está o de compartilhar as experiências exitosas e não exitosas desenvolvidas dentro dos espaços dos Centros Regionais de Saúde voltadas aos municípios e hospitais de abrangência, bem como avaliar as potencialidades e desafios vivenciados pelas RTS.
Baseado nesses preceitos, a mediador da atividade, Luiz Guilherme Martins, coordenador de Humanização da Sespa, aborda que a PNH propõe para o acolhimento dentro das unidades. “A Política Nacional de Humanização trabalha em um tripé: usuários dos serviços de saúde, profissionais que executam o serviço e a gestão que administra esses serviços. Então, a política entende a importância de os três estarem coesos, com o mesmo objetivo, e para isso é essencial atividades como essa, de capacitação”, enfatizou.
O evento conta com profissionais dos centros Regionais de Saúde do Estado, assim como representantes de instituições de ensino superior, especialistas em Educação em Saúde no Pará.
Incialmente, em mesa redonda, foram discutidos aspectos sobre o alinhamento conceitual entre a Política Nacional de Educação na Saúde, Política Nacional de Humanização – PNH, a Política Nacional de Saúde Mental, Ouvidoria do SUS e a Política Nacional de Saúde do Trabalhador.
Nesta quinta-feira, 22, as atividades no evento serão por meio de divisão de grupos para oficinas de trabalho e deliberações finais.