Sespa inicia mobilizações para a prevenção de HIV e Aids em alusão ao Dezembro Vermelho

01/12/2023 Off Por Mozart Lira

Andréa Miranda e Rosi Carter, da Coordenação Estadual de IST/Aids

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, associada à campanha “Dezembro Vermelho”, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) deu início nesta sexta-feira, 01, no Centur, em Belém, à programação com o tema “IST Não! Atenção, Cuidado e Prevenção”, que ofereceu durante toda a manhã à população diversos serviços de saúde e de cidadania.

A coordenadora estadual de IST/Aids da Sespa, Andréa Miranda

Em parceria com a Organização Não Governamental (Ong) Arte Pela Vida, a Sespa levou para ação testes rápidos para HIV, prontos em 20 minutos, e toda uma estrutura de acolhimento. “Nosso objetivo é promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico e vincular o portador do HIV à referência, além de ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico”, explica Andréa Miranda , coordenadora estadual de IST/Aids da Sespa.

A programação em função do “Dezembro Vermelho” continuará neste domingo, 03, entre às 9 e 14 horas, na praça da República, em Belém, com uma ação conjunta entre Sespa e suas unidades vinculadas ao 1º Centro Regional de Saúde, Secretaria de Saúde de Belém (Sesma) e Organizações Não Governamentais (ONGS). Nessa ocasião, haverá serviços de testagem de HIV e Sífilis, vacinas contra a Influenza e Hepatite B, triagem de Enfermagem, com aferição de pressão arterial e glicemia, e consultas médicas.

Iniciativas como essas estão entre os objetivos da Sespa em fomentar políticas de IST/Aids em todo o Pará. Nesse sentido, a Secretaria já distribuiu 1.000.000 um milhão de unidades de preservativos internos e 5.430 de preservativos externos, totalizando 1.005.430 unidades.

Testagens para HIV são oferecidas na ação

Além disso, distribui 127.570 unidades de testes rápidos para a rede de diagnóstico, objetivando a detecção/triagem de HIV, atendendo os 144 municípios das 13 regiões de saúde e das 12 regiões de integração.

A Sespa disponibiliza, em Belém, a Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe), para pacientes de todo o Estado vivendo com HIV/Aids ou pessoas que sofreram uma possível exposição ao vírus e precisam confirmar se estão infectadas.

Outros canais de apoio são oferecidos pelas prefeituras, como os 78 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e 38 Serviços de Atenção Especializada (SAEs). Neles, a população em geral pode realizar o teste rápido diagnóstico para o HIV, gratuito e sigiloso, e receber as devidas orientações para prevenir a doença ou iniciar o mais precoce possível o tratamento naqueles que apresentaram testes reagentes pela rede especializada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, os casos de HIV no Pará somaram 3.620 ocorrências em 2022, seguidos por mais 2.842 casos este ano, até o momento.

Fotos: Matheus Miranda (Ascom/Sespa)

Em relação aos casos de Aids no Pará, ou seja, quando o indivíduo portador do vírus HIV manifesta a doença, observa-se que, em 2022, foram 872 ocorrências, seguidas por mais 622 casos este ano, até 31 de outubro.

Em ambas as situações, a faixa etária com mais casos apresentados corresponde entre 20 e 34 anos, seguida por 35 a 49 anos; 50 a 64 anos; 15 a 19 anos; 65 a 79; 10 a 14 e 80 anos ou mais.

Dados preliminares de 2022 do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) indicam que 727 pessoas no Estado foram a óbito devido às complicações por Aids naquele ano.

Serviço: A ação da Sespa pela campanha “Dezembro Vermelho” prossegue neste domingo, 03, entre às 09 e 14 horas, ao lado do Teatro da Paz. Haverá serviços de testagem de HIV e Sífilis, vacinas contra a Influenza e Hepatite B, triagem de Enfermagem, com aferição de pressão arterial e glicemia, e consultas médicas.