Sespa inicia oficina de planejamento institucional

13/04/2023 Off Por Mozart Lira

Fotos: Mozart Lira (Ascom/Sespa)

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Núcleo de Informação em Saúde e Planejamento (Nisplan), realizou a partir desta quinta-feira, 13, a Oficina de Planejamento Estratégico Institucional (PEI), com foco na análise situacional e identificação de macroproblemas e com o objetivo de dar início ao processo de análise situacional da saúde estadual e traçar ações a ser trabalhadas neste triênio.

Realizada na Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), a atividade é um desdobramento do projeto Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS,  realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), iniciado em 2018 e aderido na ocasião pela Sespa e por mais 26 secretarias estaduais de Saúde, que repercutiu na elaboração de mapas estratégicos em que foram apontas a missão, visão e valores da instituição, além dos resultados esperados; planos de ação; e tábua de indicadores, com o apoio técnico e metodológico de facilitadores e consultores do projeto, por meio de oficinas de trabalho, in loco, com as respectivas equipes.

Com a pandemia da Covid-19 em 2020, as atividades do projeto foram adequadas à realidade então imposta pela doença e repercutiram em desafios de aprimoramento de gestão, a fim de priorizar a redução de danos relacionados a esse problema de saúde pública que comportou tantos desafios.

Durante a oficina, cerca de 100 pessoas, incluindo equipe gestora, diretores e gerentes da Sespa, contaram com o apoio da facilitadora do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Stefanie Kulpa. Na ocasião, ela apresentou aos participantes as atividades exercidas com o apoio do hospital, a exemplo da Plataforma Digital de Aprendizagem para Fortalecimento de Práticas de Gestão do SUS, disponível no site da Instituição.

“Nós conduzimos e apoiamos a realização de oficinas como esta, apoiando o desenvolvimento dos participantes da Sespa, incluindo as atividades da plataforma, como também para aprimoramento da prática de trabalho”, destacou.

Durante a abertura do primeiro dia de atividades, o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, convocou os participantes das atividades a contribuírem para a elaboração de novas ações de planejamento da Sespa. “Estamos aqui pra pensar o futuro da saúde, de forma mais intersetorial e de quais maneiras poderemos entregar os melhores resultados a um Estado que possui 9 milhões de pessoas”, pontuou.

Em sua fala, a coordenadora do Nisplan, Miriam Kawhage, destacou que os produtos da oficina comportam trabalhos em grupos que prosseguirão até esta sexta-feira, 14, e que resultarão na maior capacidade de planejamento estratégico da gestão estadual, produzindo efeitos que serão sentidos a longo prazo pela população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará.