
Sespa inicia vacinação contra a Influenza e Covid-19 nas Usinas da Paz em Belém
24/01/2024
A vacinação nas Usinas está sendo executada pelos profissionais do 1º Centro Regional de Saúde (1º CRS) da Sespa.
As cinco Usinas da Paz localizadas na grande Belém, como as do Guamá, Jurunas/Condor, Terra Firme, Bengui e Cabanagem, passaram a disponibilizar doses de vacina para prevenção da Influenza (gripe) e Covid-19 nesta quarta-feira, 24. A vacinação prosseguirá até o dia 29 de fevereiro, nos horários de funcionamento de cada UsiPaz.
Essa iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) visa ampliar o alcance da vacinação contra a influenza e a Covid-19 no Pará, de forma a reforçar a imunização do público-alvo sobretudo neste período de inverno amazônico, de ênfase das chuvas, considerado por especialistas como o período de maior circulação viral e de transmissão da gripe na região.
A vacina contra a Influenza é segura e protege contra os três principais vírus em circulação no Brasil durante o inverno. A fabricação é feita com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não há risco de induzir a doença. Podem se vacinar contra a influenza todas as pessoas acima de seis meses de idade.
“As pessoas que tomarem a vacina terão bem menos chances de desenvolverem complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”, explica Daniele Nunes, diretora de Epidemiologia da Sespa.

O aposentado Waldelino Maia da Silva, de 73 anos, foi garantir a proteção contra a Influenza
A vacina também ajuda a proteger aqueles que são mais vulneráveis às doenças graves associadas à gripe, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e a descompensação de quadros de doenças pré-existentes, que podem levar à morte.
No caso da vacina contra a Covid -19, as pessoas devem levar seus cartões de vacinação para verificarem qual esquema ideal deva ser ajustado na ocasião.
No primeiro dia de aplicação das vacinas nas Usinas da Paz, houve procura considerável da população. Na UsiPaz da Terra Firme, por exemplo, a estudante Aline Silva, de 22 anos, foi uma das primeiras a se vacinar. “Importante vir cedo e garantir a atualização das doses”, relatou.
O aposentado Waldelino Maia da Silva, de 73 anos, foi garantir a proteção contra a Influenza. “Falta atualizar a da Covid, pois tenho que baixar o aplicativo do SUS pra relembrar quantas doses tomei, visto que perdi os cartões de vacinação de papel”, disse.
A vacinação nas Usinas está sendo executada pelos profissionais do 1º Centro Regional de Saúde (1º CRS) da Sespa. Neste sábado, 27, quando ocorrerá o Dia D de vacinação contra a gripe no Pará, essas cinco Usinas da Paz em Belém vacinarão normalmente para aplicação das doses.