
Sespa intensifica ações de prevenção e tratamento de hepatites virais em Salinópolis
26/07/2024Neste último fim de semana de julho, desta sexta-feira a domingo (26 a 28), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o programa TerPaz, realiza uma série de ações em Salinópolis para marcar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.
A Sespa oferece testes rápidos para Hepatites B e C, além de vacinação contra Hepatite B e outras doenças, como Tétano, Febre Amarela, Covid-19, ACWY (Meningite para adolescentes de 14 a 19 anos), Tríplice Viral e HPV (para jovens de 9 a 14 anos).
As atividades ocorrem no Mercado Municipal do Porto Grande a partir desta sexta-feira (26) e sábado (27) , das 8h às 13h, com apoio da carreta do TerPaz. Simultaneamente, ações semelhantes são realizadas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Praia do Atalaia. No domingo, a Unidade Móvel da Sespa estará na Praia do Atalaia, das 9h às 12h, oferecendo informações sobre prevenção e realizando testes rápidos.
A campanha Julho Amarelo deste ano quer combater o sub-registro de casos e ampliar o acesso à testagem e ao diagnóstico precoce, incentivando a vacinação contra Hepatite B, disponível gratuitamente pelo SUS. A Sespa distribuirá aproximadamente 104 mil testes rápidos e cerca de 800 mil preservativos para intensificar a prevenção em todo o estado.
Prevenção e diagnostico – A Sespa recomenda que os municípios intensifiquem as mobilizações com oferta de testagem gratuita, para identificar pacientes silenciosos, ou seja, aqueles que não apresentam sintomas. Pessoas de qualquer faixa etária, especialmente, aquelas com histórico de procedimentos que envolvem riscos de contaminação, como tatuagens, piercings ou transfusões de sangue antes de 1993, são incentivadas a realizar os testes.
Adinaura Cristina, moradora de Salinas, destacou a relevância dessas ações para a comunidade. “É uma oportunidade de diagnosticar doenças e tratar-se a tempo. Sempre participo dessas iniciativas.”
No Pará, quem desejar verificar se possui hepatite deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para iniciar o atendimento pelo SUS. Casos mais complexos podem ser referenciados para a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, especialista no tratamento de doenças do fígado e transplante hepático.
Texto: Bianca Botelho, com informações de Mozart Lira / Ascom Sespa.