Sespa lança curso de especialização para professores no atendimento a alunos com Transtorno do Espectro Autista

06/12/2022 Off Por Roberta Vilanova

Inicialmente, serão capacitados professores da rede pública de Belém, Ananindeua, Abaetetuba e Breves

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através da Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa), em parceria com o Ministério da Educação (Mec) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), realizou na tarde desta terça-feira (6), o lançamento da Especialização em Atendimento Educacional Especializado ao Educando com Transtorno do Espectro Autista.

O curso tem como objetivo realizar uma capacitação com os professores da rede pública para melhor educarem os alunos que porventura estejam dentro do Transtorno do Espectro Autista. Estiveram presentes, além de representantes dos três órgãos promotores da especialização, docentes interessados em se capacitar.

Um destes profissionais foi Jairo Vanzeler, professor de educação especial na rede estadual e na rede municipal de Belém. Segundo Jairo, a iniciativa é de fundamental importância para capacitação dos profissionais educadores: “Considero a capacitação uma proposta determinante para efetivar políticas de inclusão de alunos autistas na rede de ensino. É uma demanda histórica de nós professores, para termos esse aperfeiçoamento constante e atualizado. Será fundamental para que tenhamos capacitação para por em prática as diretrizes e protocolos na educação do aluno autista. Toda a sociedade tem muito a ganhar com essa iniciativa”, declarou.

Nayara Barbalho, coordenadora estadual de Políticas para o Autismo

Segundo Nayara Barbalho, Coordenadora Estadual de Políticas Para o Autismo da Sespa, professores como Jairo são o público-alvo da especialização. “Contamos com o interesse de professores da educação especial para participar da capacitação. Sabemos que a educação depende de muito mais que uma boa estrutura física e escolas novas, precisamos de profissionais capacitados, que é o que este curso está oferecendo de forma gratuita. A especialização irá potencializar a formação dos professores nas técnicas mais qualificadas, baseado em evidências científicas voltadas para as pessoas com Tea”, afirmou.

A Coordenadora conta que as 200 primeiras vagas da capacitação, destinadas para os municípios de Belém, Ananindeua, Abaetetuba e Breves, com 50 para cada polo, devem ser só o início do projeto, devendo ser expandido para outros locais do estado em breve.

Lançamento do Curso de Especilização na tarde de terça-feira (06)

As aulas começarão no início de 2023, com carga horária de 360 horas e será realizado de forma presencial nos quatro polos, sendo divididas por módulos e ministradas nos finais de semana. A previsão é que sejam encerradas no primeiro semestre de 2024. Durante o curso, os alunos terão acesso a ferramentas para uso diário em seus trabalhos.

Ao fim da apresentação do curso, os presentes assistiram a uma apresentação musical de Alan Cauê, artista que participou da última edição do Festival Tealentos, iniciativa da Sespa voltado à divulgação de habilidades artísticas de pessoas com Tea.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa

Fotos: Rai Pontes/Seduc