Sespa participa da Reunião Nacional das Coordenações de Iras e segurança do paciente
12/11/2025
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) participou da Reunião Nacional das Coordenações Estaduais de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) e Segurança do Paciente, realizada nos dia 4 e 5 de novembro, em Brasília.
O encontro reuniu líderes de todos os estados do Brasil mais o Distrito Federal com o objetivo central de traçar as diretrizes e metas de longo prazo para a saúde brasileira.
A Sespa foi representada pela coordenadora estadual de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), Viviane Sena, e pelo coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente, Aryel Brito, ambos os setores inseridos no Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Estadual).
O foco principal das discussões foi o desenvolvimento do Programa Nacional de Controle de Infecção Relacionado à Assistência a Saúde (PNCIRAS) para o ciclo 2026 a 2030. A construção dessas metas e ações visa a fortalecer a vigilância e as práticas de prevenção de IRAS em serviços de saúde em nível nacional, garantindo um ambiente assistencial mais seguro e eficaz para os pacientes.
Metodologia e Reconhecimento – Além do planejamento quinquenal, a reunião dedicou espaço à avaliação e estabelecimento de objetivos de curto prazo, dando continuidade à utilização da Metodologia OKR (Objectives and Key Results). Essa ferramenta de gestão, que integra objetivos ambiciosos com resultados-chave mensuráveis, já vem sendo empregada desde o encontro de 2023, demonstrando o compromisso da gestão em manter um acompanhamento rigoroso do desempenho.
Nesse contexto, foram estabelecidas as metas de OKR para 2025. O momento mais solene do evento foi o reconhecimento formal de estados que se destacaram no ciclo anterior.
Reconhecimento – Viviane Sena informou que a Anvisa concedeu uma certificação à Coordenação Estadual de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e ao Núcleo Estadual de Segurança do Paciente do Estado do Pará pelo notável atingimento da meta no OKR 2025. “Esse reconhecimento reforça a importância da parceria entre a agência reguladora federal e as coordenações estaduais para a melhoria contínua da qualidade na saúde”, avaliou.
Ela disse, ainda, que a representatividade e o engajamento dos estados foram cruciais para o sucesso da reunião. “A participação dessas lideranças estaduais no debate sobre as estratégias 2026-2030 e na consolidação das metas de 2025 é fundamental para garantir que o planejamento nacional seja aderente às realidades e desafios enfrentados em cada região do país.”, concluiu a coordenadora.
A reunião foi encerrada com o compromisso renovado de todas as coordenações em elevar os padrões de segurança e controle de infecção nos próximos anos.
Texto: Roberta Vilanova/Sespa (com informações da Coordenação Estadual de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS))
Foto: Divulgação


