Sespa promove ação pelo Dia Nacional da Saúde e da Nutrição

Sespa promove ação pelo Dia Nacional da Saúde e da Nutrição

31/03/2023 Off Por Mozart Lira

Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa)

O “Dia Nacional da Saúde e da Nutrição” é lembrado em 31 de março e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) fez ações alusivas à data com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da alimentação saudável para a saúde e recomendar práticas nutricionais preventivas, como a redução de sal e açúcar no consumo doméstico.

As atividades aconteceram nesta sexta-feira, 31, no 1º Centro Regional de Saúde (1º CRS) da Sespa, em Belém. Na ocasião, a equipe da Coordenação Estadual de Nutrição da Secretaria realizou avaliação e orientação nutricional e atividades de educação alimentar e nutricional junto ao público presente.

Walquíria Moraes, coordenadora de Nutrição da Sespa

“O dia foi apropriado para que as pessoas repensem sobre sua saúde e os hábitos alimentares. Saúde e nutrição são dois conceitos que caminham juntos, pois não devemos permitir que cuidados alimentares sejam ajustados depois que doenças e comorbidades já estejam instaladas no corpo”, alerta a coordenadora de Nutrição da Sespa, Walquíria Moraes.

Na ocasião, foi lançado pela equipe o Manual de Atividades de Educação Alimentar e Nutricional em Oncologia, elaborado pela Sespa e que nos próximos dias estará disponível no site da Secretaria para consulta e apreciação pública.

Também na oportunidade, foram disponibilizados atendimentos em auriculoterapia, técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.

A manhã ainda foi dedicada a um brechó de roupas e artigos pessoais e exposição com mesas montadas com cereais e fibras, copinhos personalizados representando o açúcar prejudicial e pratos com sugestões de alimentos saudáveis para lembrar a variedade de uma feira.

Segundo especialistas, a ingestão de alimentos adequados e saudáveis promove saúde e previne doenças. Por isso, alimentação e saúde são direitos garantidos pela Constituição de 1988, além de leis, publicações técnicas e políticas públicas voltadas para o apoio nutricional da população. Entre elas, está a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), que traz uma série de diretrizes com objetivo de levar cuidados relativos à promoção e proteção da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento de agravos.