Sespa promove ciclo de palestras sobre câncer de mama

27/10/2022 Off Por Mozart Lira

Abertura da solenidade aconteceu no auditório da Sespa. Fotos de José Pantoja (Ascom/Sespa).

Dando continuidade aos eventos realizados em alusão ao “Outubro Rosa”, campanha criada com o objetivo de gerar um alerta sobre a importância do tratamento precoce e outras informações relevantes acerca do câncer de mama, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 27, uma série de palestras sobre o tema para servidoras do nível central.

Realizada no auditório da sede da Sespa, a programação teve como nome “Autocuidado: Todos juntos na conscientização do câncer de mama”. Iniciando o evento, o Secretário Adjunto de Políticas Públicas da Sespa, Sipriano Ferraz,  falou sobre os avanços da atual gestão no tratamento e prevenção do câncer de mama: “Um dos maiores desafios do tratamento de câncer é diminuir o intervalo entre o diagnóstico e o início do tratamento. São ações como inaugurações de policlínicas em diferentes regiões do estado, construção de um Hospital da Mulher, além do novo Hospital Regional de Castanhal que nos tornam, com muito orgulho, referência na região norte em tratamentos de alta complexidade como é o atendimento ao câncer de mama”, declarou o Secretário Adjunto.

O secretário adjunto de Saúde, Sipriano Ferraz

Foto: DivulgaçãoA programação também contou com uma palestra sobre práticas integrativas e complementares (PICS) registradas no Sistema Único de Saúde para auxílio no tratamento e diagnóstico precoce de câncer de mama, ministrada pela terapeuta Claudia Ferreira. As PICS são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e recuperação da saúde, através do autoconhecimento e integração com o meio ambiente e a sociedade.

Fechando a programação, a Coordenadora Estadual de Oncologia da Sespa Patrícia Martins detalhou os números de casos de câncer de mama no estado, de pacientes em tratamento atualmente, da série histórica dos últimos anos, que se mantem estável e, principalmente, abordou o fluxo de atendimento atualmente em exercício no Pará, além de ter destacado os principais desafios enfrentados pela gestão de saúde no estado, sejam questões sociais, geográficas ou de outras ordens.

A coordenadora de Atenção Oncológica da Sespa, Patrícia Martins.

A coordenadora falou sobre os centros de referência de tratamento no estado e fez uma avaliação positiva da programação: “Foi muito importante para detalhar todos os serviços ofertados pela rede estadual no tratamento e diagnóstico, como as consultas com mastologistas, realização de mamografia, ultrassom, biópsia, além dos tratamentos cirúrgicos, de quimioterapia, radioterapia, entre outros. Reforçamos para nossas servidoras da Sespa que nossa prioridade é trazer as mulheres que estão há mais de dois anos ou que nunca realizaram exames preventivos para a rede de atenção do estado. Possuímos diversos centros que atendem todo o Pará e queremos que todas tenham os cuidados necessários com a sua saúde”, afirmou.

Texto: Edilson Teixeira (Ascom/Sespa)