Sespa promove oficina de capacitação sobre nutrição, doenças crônicas e saúde do adolescente e jovem

Sespa promove oficina de capacitação sobre nutrição, doenças crônicas e saúde do adolescente e jovem

05/05/2025 Off Por ASCOM

Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa)

Com o objetivo de fortalecer o cuidado à saúde da população paraense, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) promoveu, nos dias 5, 6 e 7 de maio a Oficina de Capacitação Integrada da Política de Alimentação e Nutrição (PNAN), das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e da Saúde do Adolescente e Jovem, no auditório de sua sede, em Belém.

Aberta pelo secretário adjunto de Gestão Administrativa, Edney Pereira, a programação visa capacitar os profissionais que atuam na atenção primaria à saúde, coordenadores regionais, gestores e profissionais de saúde, com foco nos programas de alimentação e nutrição, integrando as coordenações de doenças crônicas não transmissíveis e a saúde do adolescente e jovem com ênfase no programa saúde da escola.

De acordo com a coordenadora estadual de Nutrição da Sespa, Walkiria Moraes, a programação tem o intuito de enfatizar a atenção à qualificação das doenças crônicas não transmissíveis no eixo temático mais amplo, fortalecendo o compromisso da Secretaria com a qualificação contínua das equipes e a implementação de políticas públicas voltadas à promoção da saúde e da qualidade de vida no Estado.

“São dois dias e meio de curso, onde serão trabalhadas uma metodologia ativa de roda de conversa, escuta e relatos de casos, com o objetivo de fomentar as políticas e programas na atenção primária no Pará”, afirmou a coordenadora.

A técnica da Coordenação Estadual de Controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Geane Brito Rocha, destacou que os principais fatores de risco perpassam pela alimentação inadequada. “Além de falar de todos os programas e a política, a atividade física e uso do tabaco também são temas que serão abordados, além de aspectos do programa Saúde na Escola, com ênfase às ações de prevenção a violências”, destacou.

Participaram do evento profissionais da saúde que atuam na atenção primária, dos municípios de abrangência do 1º, 2º, 3º, 6º, 7º e 8º Centro Regional de Saúde (CRS).

Texto: Suellen Santos (Ascom/Sespa)

Confira mais fotos do evento aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1-H0BeeWGh73-p6CBaVVNVlz1hIsMy299