Sespa promove oficina de planejamento estratégico de saúde

20/09/2023 Off Por ASCOM

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promove nesta quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, em seu nível central, a 4ª Oficina do Planejamento Estratégico Institucional. Trata-se de uma programação que tem como objetivo final a elaboração de um plano estadual de saúde que possa retratar as principais necessidades da área no Pará.

A oficina integra o “Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde”, que é uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O projeto foi iniciado em 2019, mas precisou ser paralisado durante a pandemia da Covid-19 e foi retomado em 2021.

Mirian Kahwage, coordenadora do Núcleo de Planejamento (Nisplan) da Sespa falou sobre as etapas cumpridas pelas oficinas anteriores e os objetivos desta quarta: “Em cada oficina há a construção de um produto elaborado por representantes de todas as diretorias do nível central e das treze regionais de saúde do Pará. Na primeira, foi levantado um diagnóstico do território do estado, destacando questões sensíveis da área da saúde. Na segunda, consolidamos as informações e elaboramos um panorama dos problemas de saúde por território do Pará. Na terceira, construímos um novo mapa estratégico com perspectivas financeiras e do processo da gestão da saúde. Nesta quarta oficina, elaboraremos o produto final, a ser entregue até o final do ano, ferramentas para a construção de um novo plano estadual de saúde”, detalhou.

A manhã desta quarta-feira foi dedicada a uma dinâmica de grupos no auditório central da Sespa. Assim como as outras três oficinas, esta quarta foi comandada pela pedagoga e facilitadora do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que explicou a programação realizada neste primeiro momento: “Sempre buscamos realizar uma atividade lúdica para conseguir iniciar a discussão e reflexão sobre o tema da oficina. Ao final de todas as dinâmicas, estaremos com ferramentas para a elaboração do plano de ação de saúde, sempre com o objetivo de fortalecimento do Sus”, declarou.