
Sespa realiza 3ª edição do Encontro Estadual dos Serviços de Atendimento Especializado de Hepatites Virais
04/07/2023
Objetivo do evento é fortalecer a rede de atendimento especializado e de atenção primária à saúde
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) está realizando hoje (04) e amanhã (05) a 3ª edição do Encontro Estadual dos Serviços de Atendimento Especializado de Hepatites Virais, o evento em alusão ao ‘Julho Amarelo’, focado na conscientização das Hepatites Virais, está sendo realizado no auditório da Sespa, nível Central.
Marília Magalhães, coordenadora Estadual de Hepatites Virais, explica que o objetivo desse encontro é fortalecer a rede de atendimento especializado e de atenção primária à saúde. “Estamos aqui trazendo conhecimento para fortalecer a atuação dos profissionais da redes no atendimento, tratamento e acompanhamento dos pacientes”, diz a coordenadora.
A hepatite é uma doença silenciosa, o vírus pode ficar incubado no organismo por até 30 anos. “Portanto, a pessoa pode ter o vírus e não saber, além de que os sintomas se confundem com o de um resfriado, como: febre, tontura, enjoo, dor abdominal, e em alguns casos a icterícia (pele e olhos amarelados)”, relata Marília.

Marília Magalhães, coordenadora estadual de Hepatites Virais
Prevenção – “A melhor forma de prevenção contra o vírus da hepatite B, que não tem cura, é a vacina, por isso é importante que todos tomem as três doses”, alerta Marília Magalhães, coordenadora Estadual de Hepatites Virais.
Mas se a pessoa teve contato com alguém com o vírus, se compartilhou objeto cortante ou teve relação sexual desprotegida, essa pessoa deve fazer o teste.
Fluxo – Em caso de suspeita de hepatite, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para fazer o teste rápido, em todos os municípios, e é realizado de forma rápida, segura e é gratuito. Em caso de teste positivo o paciente já é encaminhado para o serviço especializado para iniciar o tratamento.

Evento conta com a participação de profissionais de saúde da Sespa e Secretaias Municipais de Saúde
Hepatites virais – O Brasil apresenta altos índices de contaminação pelas hepatites virais. A contaminação da Hepatite A acontece pela falta de saneamento básico e higiene. A Hepatite B é a que possui a maior incidência na população e se dá pela transmissão por via sexual ou contato sanguíneo com equipamentos contaminados, por exemplo. Já na Hepatite C, o contato ocorre de forma sexual desprotegida (menor frequência) e o contato sanguíneo com equipamentos que perfuram e cortam (maior frequência).
De acordo com os dados oficiais de notificação SINAN NET de 2022 a 26 de junho 2023 o Estado registrou 27 casos confirmados de Hepatite Vírus tipo A, 570 de casos do vírus tipo B e 363 casos do vírus tipo C. A vacinação segue sendo a principal forma de prevenção.
Texto: Melina Marcelino/Sespa
Fotos: José Pantoja/Sespa