Sespa realiza 3ª edição do Encontro Estadual dos Serviços de Atendimento Especializado de Hepatites Virais

Sespa realiza 3ª edição do Encontro Estadual dos Serviços de Atendimento Especializado de Hepatites Virais

04/07/2023 Off Por Roberta Vilanova

Objetivo do evento é fortalecer a rede de atendimento especializado e de atenção primária à saúde

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) está realizando hoje (04) e amanhã (05) a 3ª edição do Encontro Estadual dos Serviços de Atendimento Especializado de Hepatites Virais, o evento em alusão ao ‘Julho Amarelo’, focado na conscientização das Hepatites Virais, está sendo realizado no auditório da Sespa, nível Central.

Marília Magalhães, coordenadora Estadual de Hepatites Virais, explica que o objetivo desse encontro é fortalecer a rede de atendimento especializado e de atenção primária à saúde. “Estamos aqui trazendo conhecimento para fortalecer a atuação dos profissionais da redes no atendimento, tratamento e acompanhamento dos pacientes”, diz a coordenadora.

A hepatite é uma doença silenciosa, o vírus pode ficar incubado no organismo por até 30 anos. “Portanto, a pessoa pode ter o vírus e não saber, além de que os sintomas se confundem com o de um resfriado, como: febre, tontura, enjoo, dor abdominal, e em alguns casos a icterícia (pele e olhos amarelados)”, relata Marília.

Marília Magalhães, coordenadora estadual de Hepatites Virais

Prevenção – “A melhor forma de prevenção contra o vírus da hepatite B, que não tem cura, é a vacina, por isso é importante que todos tomem as três doses”, alerta Marília Magalhães, coordenadora Estadual de Hepatites Virais.

Mas se a pessoa teve contato com alguém com o vírus, se compartilhou objeto cortante ou teve relação sexual desprotegida, essa pessoa deve fazer o teste.

Fluxo – Em caso de suspeita de hepatite, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para fazer o teste rápido, em todos os municípios, e é realizado de forma rápida, segura e é gratuito.  Em caso de teste positivo o paciente já é encaminhado para o serviço especializado para iniciar o tratamento.

Evento conta com a participação de profissionais de saúde da Sespa e Secretaias Municipais de Saúde

Hepatites virais – O Brasil apresenta altos índices de contaminação pelas hepatites virais. A contaminação da Hepatite A acontece pela falta de saneamento básico e higiene. A Hepatite B é a que possui a maior incidência na população e se dá pela transmissão por via sexual ou contato sanguíneo com equipamentos contaminados, por exemplo. Já na Hepatite C, o contato ocorre de forma sexual desprotegida (menor frequência) e o contato sanguíneo com equipamentos que perfuram e cortam (maior frequência).

De acordo com os dados oficiais de notificação SINAN NET de 2022 a 26 de junho 2023 o Estado registrou 27 casos confirmados de Hepatite Vírus tipo A, 570 de casos do vírus tipo B e 363 casos do vírus tipo C. A vacinação segue sendo a principal forma de prevenção.

Texto: Melina Marcelino/Sespa

Fotos: José Pantoja/Sespa