Sespa realiza ações do Programa Vida no Trânsito em Santarém

27/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Reunião com os profissionais do 9 Centro Regional de Saúde da Sespa

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Coordenação Estadual de Saúde do Homem, realizou de 22 de março até esta sexta-feira (25) uma série de atividades dentro do Programa Vida no Trânsito (PVT), no município de Santarém, na região do Oeste.

O Programa Vida no Trânsito tem o objetivo de reduzir as lesões e mortes no trânsito, conforme prevê a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, lançada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com a ambiciosa meta de evitar, no mínimo, 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.

Como signatário dessa grande iniciativa, o Brasil está desenvolvendo ações nas regiões consideradas prioritárias devido ao grande índice de acidente e mortalidade ocasionada no trânsito.

Segundo o coordenador estadual de Saúde do Homem, Diego Cutrim, o PVT tem como principal característica o trabalho intersetorial e conjunto entre os diversos setores ligados direta ou indiretamente a esse problema. “Temos trabalhado pelo fortalecimento das políticas públicas voltadas à prevenção de lesões e mortes no trânsito”, informou.

No Pará, o Programa é assessorado e monitorado pela equipe de Vigilância Epidemiológica e Coordenação Estadual de Saúde do Homem, já que 78% das vítimas fatais são do sexo masculino.

Outros dados estatísticos apontam que, no Brasil, em 2019 ocorreram 87 óbitos por dia, 193 mil internações e foram gastos R$ 287 milhões com internações no Sistema Único de Saúde (SUS) só com vítimas de acidentes de trânsito.

Visita da equipe ao Hospital Municipal de Santarém

Motocicletas – Já no Pará, os registros demonstram que, de 2018 a 2021, os acidentes de transporte foram responsáveis por 12,98% das mortes no Estado, 21,16% das internações hospitalares, e ocuparam o 2º lugar em internação hospitalar entre as causas externas, com 2.222 casos registrados. A maior parte dos acidentes (48,87%) envolveu motocicletas.

No que tange ao município de Santarém, os números de 2021 com 545 acidentes de trânsito e 59 óbitos, são menores que os de 2020, auge da pandemia de Covid-19, quando houve 659 acidentes e 95 óbitos. As estatísticas continuam preocupantes.

Em Santarém, segundo Diego Cutrim, a equipe da Sespa se reuniu no 9º Centro Regional de Saúde com equipe do CRS, visitou o Hospital Municipal de Santarém, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Além disso, realizamos um Seminário de Sensibilização sobre o tema para diversos órgãos, tais como Secretaria Municipal de Educação, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para formação de parcerias e avanço do PVT no Pará”, informou.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa