Sespa realiza Dia D de Vacinação contra Influenza

Sespa realiza Dia D de Vacinação contra Influenza

25/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

As vacinações aconteceram em todas as Usinas da Paz do Estado e seguem até o dia 31 de maio, sempre de 8h às 17h

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio departamento de epidemiologia e da coordenação estadual de imunização, realizou neste sábado (25), o “Dia D de Vacinação contra a Influenza”. As vacinações aconteceram em todas as Usinas da Paz do Estado e seguem até o dia 31 de maio, sempre de 8h às 17h.

A vice-governadora do estado, Hana Ghassan, esteve presente na abertura oficial da campanha, onde destacou a importância da antecipação no Estado e convidou a população para se vacinar contra a gripe.

A vice-govvernadora Hana Ghassan, à esqueda, durante o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza

“O Pará está antecipando a vacinação para proteger a população mais rapidamente contra a gripe. Trouxe a minha mãe hoje pra vacinar, e ficar protegida contra a gripe. Convido a população a fazer o mesmo, a se vacinar”.

O governador do Pará, Helder Barbalho, que hoje esteve no município de Irituia para a entrega de obras e benefícios, convocou a população para se vacinar.

“Iniciamos a campanha estadual para vacinar contra a gripe e contra o vírus da influenza. Estamos começando com a faixa etária de mais de 60 anos, com comorbidades. Acreditem na vacina! É importante para todo mundo se proteger, se imunizar. Teremos vacina disponível nas unidades de saúde dos 144 municípios do Estado. Procure as unidades de saúde. Estamos juntos para garantir vacinação, proteção, saúde, vida pra nossa gente. Bora vacinar”, destacou o governador.

Confira os grupos prioritários da campanha contra a Influenza

  • idosos com mais de 60 anos,
  • criança de 6 meses a 5 anos,
  • gestantes e puérperas,
  • profissionais de saúde,
  • professores,
  • indígenas e quilombolas,
  • profissionais de forças de segurança e salvamento, forças armadas,
  • pessoas com deficiência,
  • pessoas com comorbidade e doenças crônicas.

Centenas de pessoas passaram pela Usina da Paz do Jurunas durante toda a manhã em busca da vacina. Crianças, idosos, famílias foram recebidos pelos profissionais de saúde da secretaria, que estiveram aplicando e orientando a população. A mobilização tem como objetivo alcançar uma cobertura vacinal igual ou maior a 90%, que é o recomendado pelo Ministério da Saúde.

Secretário de Saúde Rômulo Rodovalho fala sobre a importância da vacinação para os grupos prioritários

Segundo o titular da sespa, Rômulo Rodovalho, o Estado tem doses suficientes para imunizar toda a população. A antecipação da vacina contra a influenza é uma conquista, além de ser uma forma de proteger quem vive na região contra a gripe, que nesse período ocorre de forma mais intensa.

“É um período de sazionalidade que a Região Amazônica vive, pois é um período mais chuvoso. Nós antecipamos essa estratégia de vacinação para que a população não sofra com os efeitos da virose que são acometidas nessa época. A partir de hoje estamos vacinando nos 144 municípios, mas será feita de forma escalonada para que não haja aglomeração nos postos. Precisamos que a população se conscientize, se vacine e se proteja. O estado tá pronto para apoiar as ações dos municípios, que tem autonomia para realizar suas ações de vacinação”, enfatizou o secretário.

Para seu Henrique de Moraes, de 63 anos, a iniciativa do governo em antecipar a vacinação foi bem-vinda, já que a prevenção é o melhor remédio. “Este inverno tá rigoroso, então a ação do governo é muito importante, é prevenção da saúde”, disse o aposentado.

Raimunda Correa, de 67 anos, também gostou da antecipação da campanha contra a gripe e ação. “A vacina é muito importante para todos nós. Ano passado eu peguei a gripe muito forte, e agora aproveitei para vacinar logo. Eu achei ótimo e não perco por nada”, explicou a aposentada.

Texto: Tatiane Freitas/Sespa

Fotos: Alx Ribeiro/Ag. Pará