Sespa realiza oficina para aprimorar ações de combate às arboviroses no Pará

12/12/2023 Off Por Roberta Vilanova

Ministrantes e particpantes da Oficina de Nivelamento na Sespa

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realiza até esta sexta-feira (15), no seu auditório, a Oficina de Nivelamento das Atividades de Supervisão do Controle das Arboviroses para os 13 Centros Regionais de Saúde.

A organização é do Departamento de Controle de Endemias (DCE), por meio da Coordenação Estadual de Arboviroses, que atua no controle, principalmente, da dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A abertura do evento contou com a presença de Camila Lira, representando a diretora de Vigilância em Saúde, Liliane Ferraz; da diretora do DCE, Adriana Tapajós; e da coordenadora estadual de Controle de Arboviroses, Aline Carneiro

O objetivo da oficina é padronizar todas as avaliações e atividades que a Sespa deve observar nos 144 municípios, aprimorando o trabalho de supervisão desenvolvido pelos 13 Centros Regionais de Saúde junto às gestões municipais.

Por isso, o conteúdo programático abrange detalhadamente cada um dos itens que compõem as ações de vigilância e controle das arboviroses no estado do Pará.

Entre esses itens, estão, por exemplo, a operacionalização, monitoramento e análise do Sistema de Agravos de Notificação (Sinan), do Sistema de Mortalidade (SIM) e Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial do Laboratório Central do Estado (Lacen-PA), Vigilância Entomológica, Vigilância Epidemiológica, atividades dos agentes comunitários e saúde na vigilância das arboviroses e uso de inseticidas e larvicidas etc.

Aline Carneiro, coordenadora estadual de Arboviroses

Segundo a coordenadora estadual de Arboviroses, Aline Carneiro, durante o ano de 2023, foram observadas algumas falhas e necessidades de melhorias em algumas ações por parte dos municípios.

Ela disse que alguns municípios precisam, por exemplo, melhorar a cobertura das visitas domiciliares, elaborar o plano de contingência, manter Sala de Situação ativa, realizar Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), melhorar a vigilância epidemiológica iniciando e encerrando a investigação dos casos notificados, manter integrados o controle vetorial, a vigilância epidemiológicas e assistência ao paciente; e promover a capacitação de profissionais em manejo clínico para diagnóstico diferencial. “Daí a importância da oficina de nivelamento para subsidiar e fortalecer o trabalho dos Centros Regionais junto às gestões municipais.”, observou.

Oficina prossegue até esta sexta-feira (15) no Nível Central da Sespa

Para a realização da oficina a Coordenação de Arboviroses está contando com a participação de técnicos das diversas áreas técnicas da Sespa, como Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica das Arboviroses, Lacen-PA, Núcleo de Planejamento entre outros.

Serviço: a oficina prossegue até sexta-feira, no Nível Central da Sespa, sendo que nos dias 14 e 15, a programação da oficina acontece no auditório da Sespa e, no dia 13, na sala de Treinamento do 2º andar.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa

Fotos: Joisé Pantoja/Sespa