Sespa reúne gestores para debater ações e metas para os próximos meses

Sespa reúne gestores para debater ações e metas para os próximos meses

27 de setembro de 2021 Off Por Mozart Lira

Iniciou nesta segunda-feira, 27, em Belém, o Encontro de Gestores da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com o tema “Comunicação e Intersetorialidade”. Realizado com as precauções contra a Covid-19 no auditório do Nível Central do órgão, o evento tem o objetivo de monitorar e avaliar as ações já realizadas,  analisar os planejamentos para 2021 e as metas para os próximos 14 meses.

Cerca de 150 servidores participaram do primeiro dia encontro, que prossegue até esta sexta-feira, 01 de outubro. Durante a abertura, o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, destacou a importância de reunir as equipes da Sespa para o planejamento de ações e atualização das metas de políticas públicas de saúde, que se tornaram mais desafiadores com as duas ondas da pandemia do novo coronavírus. “Aproveito para agradecer o empenho de todos, porque sem a participação de vocês, servidores, seriam inviáveis as realizações da Sespa pelo menos nesses últimos 13 meses”, observou.

O titular da Sespa também lembrou do quanto a Secretaria tem sido estratégica para o governo do Estado garantir a rede de atendimento aos pacientes durante a pandemia, com a instalação de 5 Hospitais de Campanha (Belém, Marabá, Breves, Santarém e Altamira); a entrega dos hospitais regionais de Castanhal e do Tapajós, em Itaituba, e Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos, em Altamira, além de estar na gestão do formato das policlínicas e dos Centros de Testagens para coronavírus, nos formatos fixos e itinerantes, que chegaram  a viabilizar o atendimento de mais de 111 mil pessoas em 89 municípios no auge da pandemia.

“São temáticas importantes de serem relembradas porque estão condicionadas às metas que o Estado tem de cumprir a partir da comunicação constante com os municípios. Ou seja, primamos sempre por articular diversas maneiras de atender ao público sempre com um sistema eficiente e o mais rápido possível ao cidadão de todos os cantos do Pará”, frisou.

O secretário adjunto de Políticas Públicas de Saúde da Sespa, Sipriano Ferraz, lembra que o Pará tem sido um dos quatro Estados com menor número de óbitos por Covid-19 por um milhão de habitantes e que atualmente o número de casos da doença já atinge os patamares mais baixos desde o início da pandemia. “O que vivemos agora é o reflexo do esforço que todos já fizemos e que continuaremos a fazer, sempre com metas, entrega de resultados e feedback junto à população. E esse encontro é uma oportunidade de alinharmos ainda mais os discursos internos e resgatar momentos pendentes”, ressaltou.

Para o secretário adjunto de Gestão Administrativa da Sespa, Ariel Sampaio, o encontro de gestores marca a oportunidade de todos acompanharem e conhecerem mais de perto os projetos de todas as diretorias e coordenadorias da área gestora da Secretaria. “Isso vai proporcionar a possibilidade de trocar experiências, pois creio que o planejamento é um processo contínuo, em que a avaliação das ações executadas é imprescindível para correção de rumos e para atingir os objetivos”, disse, ao citar o Processo Administrativo Eletrônico (PAE) entre as frentes de trabalho de modernização mais bem sucedidas implantadas pelo Governo do Estado e que, para a Sespa, tem promovido agilidade e transparência no serviço público, além da redução de custos com logística de transporte de documentação física, energia elétrica e papel nas impressões.

Além dos três secretários da Sespa, a abertura do encontro contou com a participação da secretaria de Estado de Planejamento e Administração, Hana Ghassan, que reiterou a importância do encontro em favor da harmonia institucional entre Estado e municípios, como também nos projetos em andamento da Sespa que refletirão na melhoria do atendimento da população e que fazem parte dos compromissos assumidos pelo governo estadual.

“Nesse sentido, me refiro ao Hospital da Mulher, que vamos entregar até ao final de 2022, ao novo Pronto Socorro de Belém, ao Hospital Materno Infantil de Santarém e as Policlínicas nas 13 Regionais de Saúde. São metas em que a atuação dos servidores da Sespa é importantíssima nesse processo. E estamos reunidos aqui porque faremos isso dar certo”, acrescentou.

Na primeira manhã do encontro, houve a apresentação das equipes subordinadas às secretarias adjuntas de Políticas de Saúde e de Gestão Administrativa, bem como as dos 13 Centros Regionais de Saúde da Sespa, seguidas pelas equipes que organizaram o evento, então subordinadas à Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DGTES).  “Quero dar as boas vindas a todos e que estamos à disposição para auxiliar nas discussões pertinentes para a tomada de decisões e à manutenção de um serviço público de qualidade”, disse a diretora do setor, Kelly Silveira.

Na sequência do primeiro dia, o tema “Saúde Mental e Pandemia” foi abordado pelo médico Carlos Teixeira, chefe de serviço da clínica psiquiátrica do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Na sequência, houve apresentação de diretorias: a de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, por Kelly Silveira, diretora da DGTES; a da secretaria adjunta de Políticas de Saúde (SAPS), por Carla Figueiredo, diretora técnica do setor e de Guilherme Mesquita, diretor de Desenvolvimento e Auditoria dos Serviços de Saúde.

Nesta terça-feira, 28, o secretário adjunto de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz, falará sobre o cenário atual da saúde. Na sequência, haverá explanação das seguintes diretorias e temas: Diretoria de Desenvolvimento de Redes Assistenciais (DDRA); Ouvidoria da Sespa; Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), Programa Territórios pela Paz (TerPaz); Escola Técnica do SUS (ETSUS); Centros Regionais de Saúde e Núcleo de Informação em Saúde e Planejamento (Nisplan).

Na quarta-feira, 29, haverá explanação da Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Dpais), Assessoria de Comunicação (Ascom); Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa); Departamento Estadual de Assistência Farmacêutica (Deaf); Fundo Estadual de Saúde (FES); Assessoria Jurídica (Ajur) e Comissão Permanente de Licitação (CPL).

Na quinta-feira, 30, será a vez da Secretaria Adjunta de Gestão Administrativa (Saga), com Ariel Sampaio; Diretoria Administrativa e Financeira (DAF); Controle Interno; Gerência de Convênios e Contratos e Coordenação de Tecnologia e Informação em Saúde (CTIS).

Na sexta-feira, 01, o dia será reservado para a realização de visitas técnicas de trabalho das equipes dos Centros Regionais de Saúde com as áreas técnicas do Nível Central da Sespa, de agenda previamente acordadas durante o evento.

 

Fotos: Ascom/Sespa e Ascom/Seplad.