Solenidade recepciona os 56 membros da nova gestão do Conselho Estadual de Saúde

Solenidade recepciona os 56 membros da nova gestão do Conselho Estadual de Saúde

24/04/2023 Off Por Mozart Lira

Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa)

Foi realizada nesta segunda-feira (24) a oficina de acolhimento aos novos 56 conselheiros que fazem parte da nova gestão do Conselho Estadual de Saúde (CES/PA) para o biênio 2022/2024. 

A presidente do CES do Pará, Elizeth Braga; o secretário de Estado de Saúde, Rômulo Rodovalho, e o presidente do Cosems/Pará, Charles Tocantins

A atividade foi realizada no auditório da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Na ocasião, o secretário Rômulo Rodovalho desejou uma boa gestão ao grupo e garantiu que a Secretaria está empenhada em apoiar o CES na missão de garantir a participação da comunidade na organização, gestão, fiscalização e controle do Sistema Único de Saúde (SUS), que é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo.

A função principal do conselho é atuar na formulação de estratégias da política de saúde e no controle da execução da política de saúde, incluídos seus aspectos econômicos e financeiros do estado do Pará. 

O Conselho é um órgão colegiado de deliberação superior do Sistema Único de Saúde (Sus), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), no âmbito do Estado. Tem caráter permanente, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da Política Estadual de Saúde, bem como o acompanhamento, controle e avaliação da sua execução, em conformidade com a Constituição Estadual e legislação sanitária vigente. 

O CES é composto por 56 conselheiros, sendo 28 membros titulares e 28 membros suplentes, distribuídos entre os segmentos de Gestores, Trabalhadores de Saúde e Usuários escolhidos para representar a sociedade como um todo, objetivando sempre o aprimoramento do SUS estadual. 

Também na abertura da oficina, a atual presidente do CES, Elizeth Braga, destacou que o acolhimento é uma forma dos conselheiros alinharem a formulação de estratégias, propostas e no controle da execução da política estadual de Saúde. “É um espaço para ouvir, aprender e discutir, de forma democrática e participativa as questões que envolvem saúde”, afirmou.

Composição 

Órgão de controle social, o CES tem composição paritária. É formado por 50% de representantes de usuários do SUS, 25% de trabalhadores de saúde e 25% de gestores estaduais e prestadores de serviços do SUS.