Time Cuidador de Pele do HRBA atua na prevenção de lesões por pressão

21/11/2023 Off Por Roberta Vilanova

Os cuidados evitam lesões e promovem bem-estar aos pacientes

Há um ano e nove meses, Walter Moraes Nascimento, 53 anos, é paciente oncológico do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará. Internado na unidade desde o último sábado (18), além da assistência que recebe de toda a equipe, há também um atendimento específico para que ele não sofra com lesões por pressão. “O acompanhamento aqui é muito bom. O trabalho de toda a equipe é muito importante”, declarou Walter.

A lesão por pressão é uma ferida que pode ser causada pelo contato de uma proeminência óssea com alguma superfície ou com algum dispositivo utilizado no tratamento do paciente, como sondas. Ela pode ocorrer na região sacral, nos calcanhares, cotovelos, orelhas e em outras partes do corpo.

O HRBA conta com um Time Cuidador de Pele (TCP), responsável não só pelo tratamento das lesões nas unidades de internação e ambulatório, mas também pela prevenção, por meio de mecanismos que evitam o surgimento de lesões nos pacientes.

“O time está presente em todos os setores do Hospital. O nosso trabalho está ligado principalmente à prevenção destas lesões na pele. Fazemos isso através das escalas e dos cuidados com os pacientes. Quando a lesão é inevitável, até pelo quadro clínico do usuário, fazemos o tratamento aqui na unidade”, explicou a coordenadora dos times assistenciais do HRBA, Nayana Lobato.

O TCP da unidade conta com 34 profissionais, distribuídos pela triagem e acolhimento, unidades de internação, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), centro cirúrgico, ambulatório de quimioterapia/radioterapia e ambulatório de especialidades.

Profissionais do Time Cuidador de Pele

Prevenção – Para prevenir as lesões por pressão, os profissionais atuam na mudança de decúbito, que consiste em movimentar os pacientes acamados em várias posições no leito a cada duas horas, para evitar o maior contato de uma parte do corpo com a superfície durante longo período.

O time também utiliza colchões piramidais e placas de hidrocolóide, que são afixadas na pele dos pacientes para reduzir o surgimento de ferida ou lesão. Outro trabalho dos profissionais é orientar acompanhantes e familiares, para que possam realizar os procedimentos em casa durante a recuperação.

“Se eu previno uma lesão, evito um sofrimento maior do paciente e auxilio o desenvolvimento dele. O nosso padrão ouro é a mudança de decúbito, mas temos outros mecanismos de prevenção. Mas contamos muito com a colaboração dos familiares. É importante que eles, que estão ali constantemente com o paciente, sejam parceiros. A nossa proposta é que esse paciente saia, mesmo que seja de um período longo de internação, sem nenhum tipo de lesão, para que não precise retornar ao nosso ambulatório para o tratamento de feridas”, destacou a enfermeira Ediane Sousa, que atua no acolhimento do HRBA e faz parte do Time Cuidador de Pele.

O time de pele ambulatorial trabalha como retaguarda. São realizados, em média, 400 curativos por mês, entre feridas crônicas, pós-operatórias, retirada de pontos com curativo, feridas oncológicas e continuidade dos curativos pós-internação.

Workshop – Como parte do trabalho de prevenção das lesões por pressão, o TCP promoveu nesta segunda-feira (20), um workshop sobre o tema, com a presença dos profissionais da assistência.

A programação contou com as palestras da enfermeira Ediane Sousa, do terapeuta ocupacional João Edivaldo Lobato e do nutricionista Richard Silva, que abordaram a importância do trabalho da equipe multiprofissional na prevenção da lesão por pressão. O evento foi realizado em alusão ao Dia Mundial da Prevenção da Lesão por Pressão, que anualmente é comemorado na terceira quinta-feira de novembro.

“Temos uma equipe totalmente capacitada para orientar colaboradores e familiares para esta prevenção. O trabalho do Time Cuidador de Pele é fundamental para o bem-estar do paciente, que muitas vezes fica muito tempo acamado. Temos essa preocupação para que a recuperação dos usuários seja a melhor possível”, destacou o diretor-geral da unidade, Gean Francisco Cercal.

Serviço: O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de habitantes, residentes em 30 municípios da região, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade, pertencente ao Governo do Pará, é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Sérgio Henn, nº 1.100, bairro Diamantino, em Santarém.

Texto: Ascom/HRBA